Melhorias na infraestrutura, expansão acadêmica, fortalecimento administrativo, ampliação da biblioteca digital, além da reestruturação do Colégio Nossa Senhora do Carmo / Anglo e aprovação de novos cursos na Fafram
O ano de 2025 foi repleto de conquistas para a Fundação Educacional de Ituverava, inclusive com a implantação de novos cursos superiores como Biomedicina e Psicologia e o curso de Manutenção Industrial, que têm tido ótima procura, entre os que apresentam maiores demandas na região.
O presidente da entidade, engenheiro agrônomo Dr. Paulo César da Luz Leão reconhece o período de evolução. “Sem dúvida, um ano de crescimento e de fortalecimento da Fundação Educacional de Ituverava”, observa.
Ele recorda também avanços significativos na parte de infraestrutura, expansão acadêmica, fortalecimento administrativo, ampliação da biblioteca digital, além da reestruturação do Colégio Nossa Senhora do Carmo / Anglo e aprovação de novos cursos.
“Entre as principais conquistas, destaco a aprovação pelo MEC do curso de Manutenção Industrial e também dos cursos de graduação em Psicologia e Biomedicina há anos aguardados pela comunidade regional”, ressalta.
O presidente enfatiza, contudo, que os novos cursos já nascem com corpo docente altamente qualificado e infraestrutura amoderna para atividades práticas, estando com início previsto para o ano letivo de 2026.
“Também celebramos a expansão de Cursos de Pós-Graduação, com os novos cursos voltados às demandas de saúde, gestão, educação e tecnologia”, lembra.
A Fafram no decorrer de 2025, foi submetida à avaliação de recredenciamento institucional pelo Ministério da Educação (MEC), processo que analisa critérios como modelo pedagógico, metodologias de ensino, uso de tecnologias, infraestrutura e qualificação do corpo docente.
A instituição alcançou a nota máxima, conceito 5, resultado do compromisso permanente com a excelência acadêmica e a formação de profissionais preparados para o mercado de trabalho.
Durante o ano de 2025, a Fundação recebeu também visitas de outras comissões do MEC como para a Renovação do Reconhecimento do curso de Administração presencial, e outras, sendo todas aprovadas pelas comissões com excelentes conceitos, consolidando a FAFRAM no mercado educacional como referência em cursos de qualidade e na sólida inserção de seus egressos no mercado de trabalho.
Esse desempenho também foi reforçado por reconhecimentos externos, como o Ranking Universitário da Folha (RUF), que destacou o curso de Engenharia Agronômica como o melhor entre as faculdades privadas do Estado de São Paulo, e o Guia da Faculdade do Jornal O Estado de S. Paulo, que concedeu quatro estrelas aos cursos de Pedagogia e Administração.
“Também destacamos o excelente desempenho de alunos do curso de Direito no exame da OAB, considerado acima da média”, comenta o presidente.
Atualmente, a Fundação Educacional de Ituverava atende aproximadamente 1.850 alunos, distribuídos em todos os seus níveis de ensino como educação básica, ensino técnico, graduação e pós-graduação.
A instituição conta ainda com cerca de 380 colaboradores, entre docentes equipe administrativa.
“A expectativa é de crescimento no número de estudantes em 2026, impulsionada pela implantação de novos cursos, pela modernização das unidades e pela crescente confiança da comunidade no trabalho desenvolvido pela instituição”, informa Leão.
Para 2026, objetivo é continuar ampliando alcance e qualidade

Para 2026, o presidente Paulo Leão informa que o objetivo da Fundação Educacional de Ituverava é continuar ampliando o alcance e a qualidade da educação oferecida em todos os níveis, investindo em inovação, tecnologia, recursos humanos e infraestrutura.
“Pretendemos ampliar na medida do possível, a oferta de novos cursos de graduação, pós-graduação, cursos técnicos e profissionalizantes, sempre pautados nas demandas do mercado regional e nacional”, adianta.
Uma das novidades para início do ano letivo de 2026, será a mudança do curso de Direito para o Campus Centro da Fafram.
“Essa estratégia vai aproximar ainda mais a instituição da comunidade, facilitando o acesso dos estudantes e ampliando a integração com serviços jurídicos oferecidos à população”, acredita o presidente
“A nova localização oferece instalações modernas, acessíveis e planejadas para o desenvolvimento pleno das atividades acadêmicas e de extensão, reafirmando nosso compromisso com a excelência”, informou Leão.
Sucesso reflete gestão responsável e comprometida

O sucesso da Fundação Educacional de Ituverava ao longo dos seus 54 anos se deve principalmente a Gestão responsável e comprometida do Conselho de Curadores e Diretoria Executiva, que colocam os interesses institucionais acima dos pessoais, garantindo transparência e sustentabilidade.
Aliado a isto também a excelente infraestrutura física existente nos dois campi devido a investimentos constantes visando a qualidade do ensino, a presença de um corpo docente formado por profissionais altamente qualificados, incluindo mestres, doutores e especialistas, contando também com diretores, coordenadores, equipes administrativas e operacionais, todos comprometidos com uma educação transformadora.
“Outro fator fundamental para o sucesso da Fundação, é a confiança que pais e alunos têm depositado na instituição ao longo dos anos. A soma desses fatores faz da FE uma instituição respeitada nacionalmente”, acrescenta o presidente Paulo Leão.
A entidade, mantenedora da Fafram e do Colégio Anglo, portanto entende que a aprendizagem se fortalece na prática. “Por isso, possuímos laboratórios modernos, centro médico veterinário, áreas experimentais, salas especializadas, ambientes simulados e espaços pedagógicos que reproduzem situações reais de trabalho”, pontua Leão.
“Isso garante uma formação sólida, permitindo que nossos estudantes saiam preparados para atuar nos desafios do mercado contemporâneo. A prática é um diferencial que nos posiciona entre as melhores instituições de ensino do país”, afirma o presidente.
A Fundação tem um Conselho de Curadores e uma Diretoria Executiva, composta por pessoas que atuam com seriedade, responsabilidade e profundo compromisso com a educação.
“O espírito coletivo, a gestão participativa e a transparência são marcas registradas dessa gestão, que sempre busca o melhor para a instituição, para os estudantes e para a comunidade”, frisou a presidente.
Pesquisa científica também é área em que a FE se destaca
A área de pesquisa também é uma área em que a FE se destaca, pois desenvolve pensamento crítico, inovação e capacidade de resolver problemas competências essenciais para qualquer profissional. A Fundação estimula a iniciação científica desde os primeiros semestres, e os docentes orientam projetos de impacto regional e nacional.
“Esse protagonismo científico especialmente na Fafram diferencia nossos alunos no mercado de trabalho, tornando-os profissionais mais qualificados, criativos e preparados”, salienta o presidente.
“No próximo ano inclusive será marcado pela 10ª edição do Congresso de Iniciação Cientifica. Que acontece de 2 em 2 anos desde sua 1ª edição”, adianta Leão.

FE tem diversas iniciativas de responsabilidade social
Uma das características da Fundação Educacional de Ituverava é a responsabilidade social. Em 2025, a Fundação através de suas mantidas, fortaleceu suas ações sociais, reafirmando o compromisso com a missão institucional e com o desenvolvimento da comunidade.
Bolsas de Estudo
Destacamos a concessão no período de aproximadamente R$ 4 milhões em bolsas de estudo, ampliando o acesso à educação e apoiando a formação acadêmica.
Reconhecimento Institucional
A FAFRAM foi novamente certificada pela ABMESC com o Selo Instituição Socialmente Responsável, em reconhecimento aos inúmeros projetos realizados nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente e demais iniciativas de impacto social, com destaque aos Projetos de extensão em saúde, direito e serviço social; Atendimentos à comunidade através de clínicas, núcleos jurídicos e projetos educativos; Campanhas de arrecadação e voluntariado envolvendo estudantes, professores e funcionários e parcerias com órgãos públicos e instituições do terceiro setor.
