A EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professora Rosa de Lima recebeu recentemente o Diploma de Formatura de Habilitação para o Magistério na Escola Normal de Campinas de sua patrona, então Professora Rosa Barbosa de Sousa Ramos datado ano de 1915.
Posteriormente, ela casou-se com o farmacêutico ituveavense José de Lima, que denomina Posto de Saúde do bairro Jardim Guanabara e tornou-se a professora Rosa de Lima, cuja atuação profissional destacada rendeu o merecido nome na tradicional escola de Ituverava.
O diploma foi entregue no mês de novembro de 2025, através da neta Maria Marta Lima, o qual era guardado carinhosamente por seu pai Dr. Azor José de Lima (in memoriam) filho caçula da Professora Rosa de Lima.
“Essa contribuição é de valor inestimável, enriquecendo significativamente o nosso acervo e fortalecendo nosso objetivo de preservar a história de uma instituição que leva o nome de uma pessoa ilustre e respeitada”, afirmou a vice-diretora da unidade escolar e diretora substituta Danúbia Rafaela Eliseu Nunes.
Em companhia da Vice-diretora Aline Cristina Jacinto dos Santos Martínez, coordenadoras pedagógicas: Luciana Brocaneli de Souza Politti, Gabriela Gonçalves Grillo, docentes e funcionários, a diretora Danúbia recebeu a visita dos representantes da família na escola.
Estiveram no estabelecimento de ensino os netos Taís de Lima Gambi, Luciana de Lima Gambi e Camilo de Lélis Lima Sandoval e esposa Daniela. Na oportunidade também observaram retrato fotográfico e pintura da matriarca da família e da escola.
“Foi um grande prazer e emoção conhecer os descendentes da patrona da escola e saber um pouco mais de sua história”, ressalta a diretora. “É fundamental conhecer o passado para entender o presente e promover reflexões sobre o legado deixado”, completou Danúbia.
“Gostaríamos de expressar nossa sincera gratidão à família pela generosa doação do Diploma de Magistério da Professora Rosa de Lima. Obrigada pela confiança e apoio, que nos ajudam a construir um futuro mais rico em conhecimento e cultura”, reconheceu.
“Agradecemos também a Professora Cátia Moura Comar, que apreciou a relevância do documento e intermediou o contato entre a família e os gestores da escola”, concluiu a diretora.

Mensagem da Família da Professora Rosa Lima
É muito prazeroso poder ter pessoas comprometidas com a educação ligadas afetivamente à nossa família. Nos orgulhamos demais de nossa avó estar na memória da cidade de Ituverava e contribuindo para o crescimento educacional de brasileiros!
Todos crescemos ouvindo que a educação é o bem maior e o único que o homem não poderia roubar.
Somos de família com fortes laços educacionais – do infantil ao superior. Ela de fato liberta homens, mulheres, crianças, adolescentes, jovens de todos os tipos de amarras.
Diante de tantas adversidades pelas quais passamos, principalmente nossas perdas, encontramos motivos para ressignificar nossas vidas. E a Escola Rosa de Lima nos abriu essa porta, acreditem!
Acreditamos que ter a memória de nossa avó eternizada na cidade natal de seus sete filhos (nossos pais ou nossas mães) é a certeza de que a história continua. E quem valoriza a sua história evolui, e não pensa pequeno como se o mundo tivesse iniciado em seu nascimento.
Precisamos passar para nossas crianças que quando chegam ao mundo outros estiveram no chão da fábrica contribuindo para cada tijolinho erguido.
É com muita alegria que vemos professores (as) imbuídos (as) desse valor e, mais ainda, perto de nós! Muito obrigado (o) por nos possibilitar esse momento!!
Nossa família LIMA deseja a toda a escola um belíssimo ano e com sucesso através dos belos frutos que aqui nascerão! Famílias de: Aparecida de Lima Sandoval, Alberto de Lima, Anna Luzia de Lima Gambi, Amarilia de Lima Mattar, Abigail de Lima Martins, Antônio Ayrton de Lima e Azor José de Lima.