Projeto de Judô do IVVI promove troca de faixas

O Projeto de Judô do IVVI (Instituto Valorização da Vida de Ituverava) promoveu na noite de sexta-feira, dia 28 de novembro, a solenidade de troca de faixas e entregas de medalhas e certificados.

Ao todo receberam novas faixas por terem evoluído no esporte, 87 alunos de quatro a 18 anos que frequentam as aulas no NAF (Núcleo de Apoio a Família) José Plínio Romani no prédio do antigo Colégio Anglo.

Na mesma noite aconteceu Festival Jita Kyeoei com apresentações dos alunos. As faixas foram entregues pelos pais que compareceram em grande número ao lado de convidados na sede do NAF.

O Projeto é um dos mantidos pela entidade a fim de promover a prevenção, utilizando recursos destinados através da doação de parte do Imposto de Renda que pode ficar na cidade através de entidades que atuam no atendimento à criança e adolescente.

A solenidade foi prestigiada pelo presidente da entidade José Constantino da Silva “Tino”, tesoureiro Gerson Fontebassi da Silva e a coordenadora administrativa do NAF Eliana Lopes de Almeida Santos , o sensei responsável pelo projeto Well Soncini e Senseis convidados.

Também prestigiaram o ato solene, o chefe de gabinete da Prefeitura, Paulo Antônio Rodrigues Souza representando o prefeito Luiz Araújo, o secretário municipal de Esportes Rodrigo “Digão” de Ângelo Freitas, o vereador Tenente Eugênio Luiz de Paula e a ativista social Verônica Queiroz de Aramina, que representou a deputada estadual Thainara Faria.

“Para um judoca, a troca de faixa representa muito mais do que apenas mudar de cor da faixa. É o reconhecimento de todo esforço, disciplina, dedicação e superação que ele demonstrou durante os treinos”, afirma o Sensei Well.

“Cada nova faixa simboliza um degrau conquistado, uma etapa vencida e a evolução não só técnica, mas também emocional e comportamental, respeito, autocontrole, humildade e persistência. É um momento de orgulho, de motivação e de sentir que todo o empenho valeu a pena”, comenta Well.

Ele também falou sobre a emoção para quem ministra as aulas de judô ver a evolução dos alunos. “Para o sensei, a troca de faixa é um momento de grande honra e satisfação”, declara.

“É ver o crescimento dos seus alunos, perceber que seus ensinamentos estão florescendo e que o caminho do Judô está sendo seguido com dedicação. Para o sensei, é como ver uma semente que ele plantou crescer forte, disciplinada e cheia de potencial. É a confirmação de que está formando não apenas atletas, mas também cidadãos melhores”, conclui Well.

Além do Judô, o IVVI mantem projetos de Jiujitsu e Karatê, Basquete e Tênis de Mesa para crianças e adolescentes. A entidade pretende iniciar a modalidade Kung Fu e retornar com Natação.

Para manter e iniciar novos projetos, porém, a instituição depende das doações de parte do Imposto de Renda que pode ficar em Ituverava através da destinação para as entidades que prestam serviços nas áreas de Infância e Juventude.

O IVVI tem incentivado os contribuintes do IR através da Campanha Leão do Bem. Veja no quadro abaixo