Escolha foi feita pelo governador em exercício, Laurez Moreira; será o primeiro mandato do procurador à frente do MPCTO
O ituveravense Marcos Antônio da Silva Modes é o novo Procurador-Geral de Contas do Ministério Público de Contas do Estado de Tocantins (MPCTO). A nomeação foi feita pelo governador em exercício, Laurez Moreira, para o biênio 2026/2027. Este será o primeiro mandato de Modes como chefe da instituição.
A escolha ocorreu após a definição da lista tríplice, formada no dia 17 de novembro. Além de Marcos Antônio Modes, que recebeu três votos, participaram da eleição os procuradores Zailon Miranda Labre Rodrigues — também com três votos — e José Roberto Gomes Torres, que obteve um voto. De acordo com a legislação, cabe ao governador escolher um dos integrantes da lista tríplice para ocupar o cargo de Procurador-Geral de Contas.
Marcos Antônio Modes ingressou no Tribunal de Contas como procurador por meio de concurso público realizado em 1998, tomando posse em janeiro de 1999. Apesar da longa trajetória na instituição, esta é a primeira vez que assume a chefia do Ministério Público de Contas.
O novo Procurador-Geral agradeceu ao governador pela confiança e afirmou receber a nomeação com naturalidade e senso de responsabilidade. “Estou pronto para assumir essa missão. O MPC vai acompanhar de perto o planejamento da administração pública. Vamos contribuir da melhor maneira possível com o TCE no desenvolvimento do Estado e dos municípios, indo muito além das ações fiscalizadoras”, destacou.
Perfi l
Advogado constitucionalista, Marcos Antônio Modes atuou nas áreas civil, criminal, previdenciária e trabalhista, além de prestar assessoria jurídica a diversos municípios, especialmente na região sudeste do Tocantins.
Formado pela Faculdade de Direito de Franca em 16 de dezembro de 1988, atuando na advocacia até 1998. É pós-graduado em Direito Processual Civil e Direito Constitucional. Paulista, chegou ao Tocantins em 1989, no início da criação do Estado.
A posse como procurador-geral de Contas está prevista para a primeira semana de fevereiro de 2026, ainda com data a ser definida.