Fafram conquista Selo Instituição Socialmente Responsável

A Fafram (Faculdade Doutor Francisco Maeda) foi novamente certificada pela ABMES por suas ações voltadas à comunidade, recebendo mais uma vez o Selo Instituição Socialmente Responsável, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior.

A certificação reconhece a participação da Instituição na 21ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, que destaca projetos desenvolvidos pelas Instituições e Ensino Superior nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente e outras iniciativas de impacto social.

Essa conquista reforça um dos pilares da Fafram: o compromisso da comunidade acadêmica com a responsabilidade social, atuando como agente de transformação e aproximando ensino, comunidade e extensão.

Para tanto, a Fafram participou no dia 27 de setembro da 21ª Edição do Dia da Responsabilidade Social, uma ação em nível nacional desenvolvido pela ABMES apresentando para a comunidade local e regional, as ações que são desenvolvidas dentro da responsabilidade social das entidades do ensino superior.

“No nosso caso mostramos para a sociedade local e regional o que é desenvolvido dentro da Faculdade através do contato dos estudantes, docentes e voluntários dentro da comunidade acadêmica, mostrando para a população todas as ações relacionadas em termos de atividades e atendimentos junto à comunidade”, explica a coordenadora de extensão Professora Regina Eli Almeida Pereira.

“O Dia da Responsabilidade Social acontece desde 2005, mas a Fafram começou neste processo em 2013 e cabe ressaltar que todas ações são desenvolvidas durante todo ano, comprovando que existe este comprometimento de ação social e, agora desde 2013 ela faz parte da ação nacional junto com outras instituições sendo avaliada e recebendo o selo da ABMES”, afirma.

Para ela, participar do Dia da Responsabilidade Social e receber o selo, mostra a característica de manter a responsabilidade social dentro de todos os anos que a Fafram existe e é reconhecida.

Regina lembra que no início era apenas pelo curso de Agronomia e hoje todos os demais cursos inclusive os novos como Biomedicina e Psicologia participaram mostrando que todo crescimento da faculdade foi incorporado dentro da responsabilidade social.

A coordenadora reconhece que a contribuição dos docentes e equipe gestora é total e não existiria o Dia da Responsabilidade Social sem trabalho da comunidade acadêmica de forma voluntária realizada num sábado feito por professores, discentes, docentes, funcionários e voluntários.

“Se juntam para mostrar toda parte dentro de cada curso, o que é realizado durante o ano todo de responsabilidade e sustentabilidade social para a comunidade então, neste dia temos todas as ações dentro dos cursos, por exemplo, doações de cães, projeto carroceiro, inclusão digital, doação de mudas e todo trabalho da Enfermagem, das ligas, palestras e dinâmicas do Direito, enfim toda comunidade acadêmica envolvida e só por isso a gente conquista como sempre o Selo de Qualidade e uma ótima avaliação”, comentou Regina.

Para a coordenadora, o impacto destas ações também é positivo na comunidade local e regional. “Mostrando que uma Faculdade não é só local onde se formam profissionais, mas também que tem ações comunitárias, sociais e todas ligadas e dedicadas na comunidade que está inserida”, salienta.