Em sessão solene realizada na Câmara Municipal de Barretos na noite da última quarta-feira, dia cinco de novembro, aconteceu a entrega dos Diplomas de “Policial do Ano” 2025 no município
A cerimônia homenageou integrantes das Polícias Civil, Militar, Rodoviária, Ambiental e Científica, além de membros do Corpo de Bombeiros, Canil e Cavalaria do 11º Batalhão de Ações Especiais de Polícia Militar (BAEP), que se destacaram no desempenho de suas funções em prol da segurança pública do município.
Entre os homenageados, o indicado pela Polícia Militar foi o ituveravense Marcelo Araújo de Souza. Ele foi indicado pelo Capitão Rafael Cesar Viana Alvarenga Comandante da Companhia de Força Tática de Barretos, conforme justificativa que foi aprovada pela Câmara de Barretos.
A abertura oficial da Sessão Solene foi conduzida pelo Presidente da Câmara, vereador Luís Paulo Vieira – Lupa (Republicanos). Após as saudações iniciais e a execução do Hino Nacional, o parlamentar cedeu a presidência da Mesa ao vereador de Barretos, policial militar e também ituveravense Marcos Mariano (União), que passou a conduzir os trabalhos da noite e a chamada dos homenageados.
O homenageado é filho do também policial militar João Guilherme e Elzelita. Casado com Roberta, tem os filhos Jhenifer e João Guilherme Neto. Ele também tem a irmã Vanessa.
Entre as autoridades que prestigiaram a solenidade, também esteve presente a Major Esther Silva Santos, Coordenadora Operacional do 33º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), localizado em Barretos.
Justificativa
Por ter, ao longo de vinte e três anos de Corporação, demonstrado dedicação ímpar, contribuindo com profundo afinco nas inúmeras missões atribuídas no desempenho de seus misteres, se tornando ‘Homem de Confiança’ da Equipe de Força Tática, hoje Companhia de Força Tática do 33ºBPM/I.
Sempre solícito, empenhado e responsável, mantém postura digna e correta, amealhando amizades na caserna e constantemente é citado como exemplo a seus pares e subordinados.
Natural de Ituverava, adotou Barretos como moradia, porém é notável como preserva seus laços familiares. Marido e pai exemplar, descreve sua família não somente como sua base, mas como a razão de sua felicidade ao voltar para casa.
O Cb PM Araújo demonstra-se sempre pronto para o emprego nas missões a ele atribuídas, destacando-se também pelo seu companheirismo, confundindo-se com o dístico da PMESP: “Vamos todos juntos, ninguém fica para trás”.
Profissional completo e de conduta ilibada, é detentor do Curso de Especialização de Força Tática, o que reforça sua capacitação técnica e tática para o enfrentamento das mais diversas situações de alto grau de complexidade.
Durante a realização deste curso, enfrentou uma perda pessoal muito significativa com o falecimento de seu pai, mas, mesmo diante dessa adversidade, não desistiu e concluiu a especialização com êxito, demonstrando enorme força de caráter e determinação.
Tal formação, somada à sua experiência prática e postura equilibrada, o torna referência não apenas dentro da Companhia, mas também entre outras unidades da Polícia Militar.
Possui destacada resistência física e maturidade psicológica, sendo frequentemente destacado por sua liderança silenciosa, sua discrição, seu espírito de equipe e seu comprometimento com os valores institucionais.
Diante de tais predicados apresentados, a conclusão natural deste Comando é pela indicação — ainda que palavras não consigam demonstrar com justiça a importância do trabalho executado —, pois sempre manteve uma conduta extremamente profissional, alinhada e discreta, fatores que lhe agregam confiança e segurança.
Por fim, ressalto que o Cabo PM Marcelo de Araújo de Souza apresenta excelente nível profissional, e por reconhecimento aos seus méritos, experiência, exemplo de conduta e espírito de missão, é que o indico a ser agraciado como “Policial do Ano” de 2025”, diz a justificativa do Capitão.