Representantes do Sincomerciários participam do Seminário “Alternativas para o Fim da Escala 6×1” em Brasília-DF

Na segunda-feira, dia 10 de novembro aconteceu, o seminário “Alternativas para o Fim da Escala 6×1” reuniu autoridades, empresários e representantes das centrais sindicais para discutir a redução da jornada de trabalho no Brasil.

O evento contou com as presenças dos representantes do Sincomerciários (Sindicato dos Empregados no Comércio de Ituverava e região), presidente Marçal Joazeiro e delegado federativo da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo Marcos Joazeiro “Markim”.

O debate foi proposto pelo deputado federal Luiz Carlos Motta (PL-SP), também presidente da Fecomerciários e contou com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e do presidente da Câmara dos Deputados, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB).

O encontro teve como objetivo analisar os impactos da atual escala de trabalho na saúde, na qualidade de vida e nas relações sociais dos trabalhadores, tema abordado pela PEC 8/25, que propõe a mudança na carga horária semanal.

Luiz Carlos Motta defende a adoção da escala 5×2 — cinco dias de trabalho e dois de descanso. Em setembro, durante audiência pública na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, Motta já havia ressaltado os efeitos positivos da redução da jornada sobre a vida dos trabalhadores.

O deputado integra a Subcomissão Especial da Escala 6×1, vinculada à Comissão de Trabalho da Câmara, ao lado dos deputados Luiz Gastão (PSD-CE) e Érika Hilton (Psol-SP), uma das autoras da PEC.

As discussões devem seguir com novas rodadas de debates e articulações políticas. Segundo Motta, a subcomissão tem até o fim do mês para apresentar um relatório à Comissão de Trabalho.

Presidente da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo (Fecomerciários-SP), Luiz Carlos Motta é reconhecido por sua atuação em defesa do equilíbrio nas relações entre empregadores e trabalhadores.

Ele foi relator do PL 7696/2024, que cria o Adicional de Especialização e Qualifi cação (AEQ) para servidores do TCU; autor do requerimento de urgência para o PL 3159/2024, referente às VPNIs dos servidores da Câmara dos Deputados; e apoiou a equiparação do auxílio-alimentação da Casa ao valor concedido pelo Senado e pelo TCU. O deputado também participou da segunda e da terceira edição do Pensar Brasil.

Diante disso, o presidente do Sincomerciários de Ituveava e região Marçal Joazeiro, manifesta seu apoio e sua confiança no trabalho do parlamentar em defesa dos direitos e da dignidade de todos os trabalhadores brasileiros.

“O deputado federal Motta é uma bandeira em defesa dos trabalhadores do Brasil, seu trabalho na Fecomerciários é reconhecido em prol dos comerciários e na Câmara Federal, onde é um dos representantes do Estado de São Paulo, não é diferente”, reconheceu Joazeiro.