A Paróquia São João Batista de Ituverava realizou na manhã de domingo, dia nove de novembro, durante a missa das 9:30 horas, a cerimônia de investidura de 27 novos coroinhas.
A celebração aconteceu na Igreja Matriz São João Batista, sob a condução do pároco Padre Adailson. Com outros nove novos da Capela Imaculada Conceição da Vila São Jorge e os demais, a paróquia passa contar com 70 coroinhas, além do Corpo Cerimoniário, servindo a Deus durante os encontros da paróquia.
Conforme explicou o pároco Adailson, os coroinhas têm a função de ajudar o sacerdote na celebração em diversos momentos e funções, sendo missão deles cuidar da credência levando o cálice, âmbulas a água e o vinho para o sacerdote na hora do ofertório. Também cuidam de folhear o missal romano para o padre.
O coroinha conduz as velas na hora do evangelho e tem a função de preparar o turíbulo para a incensação quando este é usada na missa.
O padre informa que durante a formação, eles são acompanhados por outros jovens mais experientes que formam eles a cada 15 dias ou menos tempo de acordo com as necessidades.
“Eles têm encontros de forma prática, teórica e também momentos de espiritualidade onde aprendem sobre a igreja, os santos e a liturgia. Também vivem momentos de oração em grupo”, informa Adailson.
O padre esclarece que ser coroinha é importante primeiro porque eles aprendem a ter disciplina e zelo, depois eles despertam senso de responsabilidade pelas coisas de Deus, além do cuidado com a igreja e a fé. “É um verdadeiro serviço a Deus”, exorta o pároco.
“Além de ajudar o padre nas celebrações e, isso é de extrema importância, eles mantêm proximidade com a fé, ajudando até mesmo os familiares a terem uma vida de participação na igreja”, afirma o padre.
“Vale muito à pena desde pequeno poder servir a Deus por meio do ministério de coroinha, se colocar à disposição para servir, e poder despertar desde pequeno que a igreja somos todos nós e na igreja tem lugar para todo aquele que desejar servir, ajudar, cooperar com a obra de Deus. Quem deseja servir é só nos procurar ou os responsáveis e dizer estou aqui quero servir”, conclui o padre Adailson.