Entrega aconteceu durante Simpósio na Alesp sobre políticas públicas de combate ao AVC
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promoveu, na quinta-feira, dia 30 de outubro, um simpósio sobre prevenção e tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC), em referência ao Dia Mundial do AVC – principal causa de morte no Brasil.
O evento, articulado pelo presidente da Alesp, André do Prado, reuniu palestrantes que abordaram temas como o financiamento público, o uso de telemedicina para ampliar o acesso a especialistas, a expansão de centros de atendimento especializado e a educação comunitária em saúde para o reconhecimento imediato dos sintomas.
Na abertura, André do Prado ressaltou o papel central da Alesp na elaboração e fiscalização de políticas públicas de saúde. Ele citou a implementação da tabela de remuneração do Sistema Único de Saúde no estado – o SUS Paulista – e a destinação pelos deputados estaduais de emendas impositivas a hospitais filantrópicos.
“Mais do que aprovar leis, cabe à Assembleia definir prioridades orçamentárias que garantam o financiamento estável e equitativo para a rede de atendimento, desde a atenção primária até os centros de alta complexidade que tratam emergências neurológicas, como o AVC”, sublinhou.
Reconhecimento
Durante o simpósio houve entrega de certificados em homenagens a diversas Santas Casas e hospitais pelo trabalho de combate ao AVC. O reconhecimento, segundo o presidente da Alesp, reforça o esforço colaborativo entre os setores público e privado e a sociedade civil.
O Certificado da Santa Casa de Misericórdia de Ituverava foi recebido pelo presidente do Conselho Administrativo da entidade ituveravense, Luiz Carlos Rodrigues “Busa”.Também esteve presente na cerimônia o presidente da Câmara Municipal de Ituverava, vereador Rafael Gabiru. Eles estiveram acompanhados pelo deputado estadual Barros Munhoz.
A Santa Casa de Misericórdia de Ituverava é reconhecida com status Platinum de iniciativa Angels Awards, um dos requisitos para que uma cidade seja certificada como “Cidade Angels”.
Esse reconhecimento reflete o compromisso do município em aprimorar continuamente o atendimento ao AVC, garantindo um suporte ágil e eficaz aos pacientes.
No município, a estrutura de atendimento ao AVC conta com o apoio da telemedicina, por meio do projeto TeleStroke, sendo a 1ª cidade do país a promover tal feito.
A plataforma conecta a Santa Casa de Misericórdia de Ituverava a neurologistas especializados, garantindo suporte remoto 24 horas por dia para diagnóstico e definição da melhor conduta terapêutica, o que contribui para um atendi mento mais ágil e eficaz, com redução de sequelas e do tempo de internação.
O título “Cidade Angels” indica que o município de Ituverava está plenamente capacitado para oferecer um atendimento eficiente e integral aos pacientes com AVC.
Na oportunidade, Busa dedicou o reconhecimentos aos profissionais e colaboradores da Santa Casa que estão envolvidos no trabalho, aos demais membros do Conselho de Administração e à diretoria executiva da entidade, sob a presidência de Bruno Baldo Filho.
