O curso de Agronomia da Fafram (Faculdade Doutor Francisco Maeda) conquistou o 1° Lugar entre as faculdades particulares do Estado de São Paulo, através do Ranking Universitário Folha, anualmente promovido e divulgado pelo jornal Folha de São Paulo
Para tal avaliação são considerados critérios como Pesquisa (publicações por docentes, citações, citações por publicação, etc); Ensino (opinião de docentes do ensino superior, porcentagem de professores com mestrado/doutorado, professores em dedicação integral/parcial, nota no ENADE); Parcerias da Faculdade com empresas; entre outros critérios.
De acordo com a coordenadora do curso, professora Doutora Lívia Cordaro Galdiano Chicone, para essa conquista muitos fatores foram importantes, como a qualificação dos professores com mais de 90% mestres e doutores, a integração com o mercado de trabalho e a alta taxa de empregabilidade dos alunos egressos.
“A Fafram possui expressivo número de convênios com empresas públicas e privadas, uma maravilhosa infraestrutura, que possibilita a vivência prática dos alunos tanto na área de produção vegetal, quanto animal e também o projeto pedagógico que é bem atualizado e alinhado com as demandas do setor agrícola”, ressalta a coordenadora.
“Essa conquista para o curso de Agronomia representa o reconhecimento da qualidade acadêmica e prática da formação oferecida”, afirma a coordenadora. “Demonstra que o curso se destaca por sua excelência no ensino, reforça a credibilidade do diploma, valoriza o currículo dos egressos e amplia as oportunidades de estágio e emprego dos alunos”, enumera Lívia.
Além disso, serve como motivação para a continuidade de projetos de pesquisa, extensão e inovação. A coordenadora acredita, no entanto, que para a Fafram o resultado reflete o comprometimento institucional com a qualidade do ensino superior.
“Nos possibilitando competir em nível nacional com outras instituições de renome, mesmo sendo uma faculdade do interior. Fortalece a imagem da instituição, atrai novos alunos, consolida parcerias com o setor agropecuário e amplia a visibilidade científica e acadêmica”, observa.
Para Ituverava, o reconhecimento também traz orgulho e visibilidade para a cidade, destacando o município como um polo educacional de excelência na área do agronegócio.
Atualmente, o curso de Agronomia da Fafram conta com 211 alunos no período Noturno e 125 alunos no período Integral. A faculdade conta ainda com mais de 1000 alunos formados pela instituição.
“O que mais nos orgulha é que apresentamos um índice de empregabilidade maior de 80% dos alunos egressos”, completa a coordenadora.
Ela também explica que o curso possui professores renomados, de excelência e reconhecidos no setor do agronegócio, com uma estrutura impressionante de salas de aula, laboratórios, fazenda experimental e muito mais.
Dra. Lívia também deixou agradecimento especial, à direção da Fafram, através do diretor Professor Doutor Roberto Inácio Barbosa Filho (Betô) e da Fundação Educacional, através do presidente Engenheiro Agrônomo Paulo Cesar da Luz Leão e demais.
“Procuram atender nossas demandas, sempre que está ao alcance e nos apoia em decisões que visam a melhoria do curso e da instituição”, reconhece a coordenadora.
“Para finalizar, gostaria de deixar um recado especial aos nossos alunos e futuros alunos: a Fafram preza pela qualidade do ensino, mas também pelo bem estar, crescimento profissional e pessoal de cada um de vocês e que tenham sempre ‘Orgulho em dizer Sou Fafram’, porque somos uma família e vamos lutar para que o mercado sempre reconheça o valor do nosso curso e dos nossos alunos e que mesmo estando longe, continuaremos a disposição e prontos para ajudar no que precisar. Tenho orgulho em ser Fafram”, conclui a coordenadora do curso que também é Engenheira Agrônoma formada pela Fafram, professora Doutora Lívia.