Lizeti Gontijo da EMEF Moacir França está ente as finalistas do concurso promovido pela ONG Parceiros da Educação
A professora Lizeti Gontijo da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Moacir França foi classificada e está concorrendo ao prêmio Professor Presente que está sendo realizado durante o mês de outubro pela ONG Parceiros da Educação.
São três finalistas que foram escolhidas por boas práticas em escolas, regionais de ensino e redes municipais apoiadas pela Parceiros da Educação e três histórias foram selecionadas para representar a dedicação, a competência e o compromisso dos professores da rede pública paulista.
Lizeti tem 25 anos de experiência na rede pública. Ela dedica sua trajetória à alfabetização e à Educação Inclusiva. Este ano realizou um diagnóstico detalhado da turma e, com planejamento intencional, acompanhamento individualizado e estratégias personalizadas garantiu que uma turma com diferentes níveis de proficiência avançasse em conjunto.
Além dela, outras três profissionais concorrem com seus projetos: Jussara Oliveira da Escola Estadual Professora Maria Thereza da Cunha Pedroso de São Vicente e Karina Barros da EE Frei Dagoberto Romag de Jundiaí.
Pelo concurso, o primeiro lugar ganha um Notebook,um celular, três sessões de mentoria, e uma assinatura por 12 meses da Casa do Saber. Já o segundo e o terceiro receberão uma Assinatura da Casa do Saber e um aparelho Celular.
A votação, que encerra na quarta, dia 29 de outubro, é aberta pelo link: contato.parceirosedu.org.br/professor-presente-2025 ou na página do Parceiros da Educação no Instagram.
Inspiração
Lizeti Ferreira Gontijo é professora há 25 anos, sendo 22 anos na rede municipal. Ela formou-se na FFCL (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava). Sempre sonhou em ser professora, pois admirava as professoras que tinha. “Elas eram acolhedoras, delicadas e se importavam com cada um dos seus alunos”, recorda.
Para ela, estar entre as finalistas é especial. “Orgulho de representar os professores da rede pública, que se dedicam com maestria para o avanço e a melhoria do ensino do nosso País”, afirma.
A escolha da professora Lizeti foi motivada por sua linda trajetória na educação. Prestes a se aposentar, ela continua atuando com o mesmo carinho, entusiasmo e dedicação de sempre.
Um fator determinante para sua indicação foi o critério “Professor Presente no Aprender”, pois a docente desenvolve um trabalho voltado ao aprendizado individual de cada aluno.
Suas aulas são cuidadosamente planejadas, considerando as potencialidades e dificuldades de todos, o que tem se refletido nos avanços significativos da turma. A professora Lizeti realmente faz jus à frase: “Estar presente é não deixar nenhum aluno para trás.”
Para a diretora da escola, Silvia de Curcio, a indicação da professora Lizeti entre os finalistas do concurso “representa a materialização de um trabalho feito com planejamento, cuidado e personalização.”
A equipe da escola Moacir França que participa do dia a dia da finalista, acredita que ela é merecedora de representar Ituverava no concurso e solicita quem puder dedicar um minuto e votar na profissional da cidade em reconhecimento ao trabalho dela de todos profissionais da Educação do município, estado e país.