Ituveravense participa de XV Congresso Brasileiro de AVC e VII Congresso Catarinense de Neurologia

Excelência em Enfermagem: Dra. Andreza Gomes Silva Nishimoto Maeda, destaca Ituverava no Cenário Nacional

A enfermeira e professora Doutora. Andreza Gomes da Silva Nishimoto Maeda Coordenadora de Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Ituverava foi convidada para ser palestrante no 9º Fórum Angels/Spotlight, evento realizado no XV Congresso Brasileiro de Acidente Vascular Cerebral (AVC 2025), VII Congresso Catarinense de Neurologia, que ocorreu de 9 a 11 de outubro de 2025, em Florianópolis (SC).

O evento presencial aconteceu no Centro de Convenções CentroSul, onde reuniram-se profissionais de saúde dedicados ao avanço do conhecimento e das práticas na prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação desta desafiadora doença. Com a participação da representante da Santa Casa, comprova a excelência do Corpo de Enfermagem da entidade e destaca Ituverava no Cenário Nacional.

“Apesar de todos os esforços e avanços alcançados nas últimas décadas, o AVC continua a ser uma das principais causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo, e a nossa missão é explorar as mais recentes inovações e pesquisas que podem transformar a forma como abordamos essa condição”, afirmou a enfermeira.

A mesa do Fórum foi composta por Dr. Alan Alves de Lima Cidrão, neurologista do HC-UFMG, responsável pela UAVC de Quixeramobim- CE e dr. Diógenes Guimarães Zan, neurologista e diretor médico do TeleAVC. A apresentação teve como mediadoras, dra. Carla Heloísa Cabral Moro, neurologista e Presidente da rede AVC Brasil; e Paula Takeda Ogawa, gerente da Iniciativa Angels na Boehinger Ingelhein do Brasil.

Relevância da participação

A participação da Dra. Andreza vai muito além da representatividade pessoal — ela reforça o papel vital da enfermagem na linha de cuidado do AVC: desde o reconhecimento precoce dos sintomas, ativação do protocolo Angels, coordenação de equipe multidisciplinar, até o cuidado pós-evento.

Sua exposição no fórum certamente contribui para disseminar práticas que salvam vidas e reduzem sequelas. Além da importante função na Santa Casa, ela coordenadora do curso de Enfermagem da Fafram (Faculdade Doutor Francisco Maeda).

Cidade Angels

Por cumprir as exigências através da Santa Casa de Misericórdia e outros segmentos, Ituverava recebeu o título de Cidade Angels que é conferido pela Iniciativa Angels (uma parceria internacional da Boehringer Ingelheim com a World Stroke Organization).

O título representa o reconhecimento às cidades que atingem padrões elevados de excelência no atendimento ao AVC — incluindo protocolos de urgência, hospitais de referência, atendimento rápido, educação pública sobre sinais de AVC, participação da comunidade e da rede de saúde pré e pós-hospitalar.

Para Ituverava, ser reconhecida como Cidade Angels significa: ser a 1ª cidade Angels por telemedicina; ocupar posição de 1ª no estado de São Paulo e ser a 8ª cidade Angels do Brasil.

Para a Santa Casa de Misericórdia e para o município, esse título representa: legitimar a instituição como referência regional no atendimento ao AVC; assegurar que a população seja atendida com protocolos atualizados e eficazes, reduzindo tempo de resposta e melhorando os resultados clínicos; atrair recursos, parcerias e visibilidade institucional; elevar a qualidade do cuidado em todas as etapas — prevenção, diagnóstico, tratamento emergencial e reabilitação e reforçar o compromisso da enfermagem e demais profissionais de saúde no cuidado integral ao paciente.

Apresentação

Durante o evento, a enfermeira Andreza apresentou também um estudo em forma de pôster intitulado “Angels Cities: Inspiring Excellence in STROKE MANAGEMENT”, com os seguintes autores: Kamila Fachola, Sheila Martins, Pedro Almeida, Andrea Giordano, Karla Trevisan, Carla Moro, Diógenes Zan, Alan Cidrão, Andreza Maeda e Octavio Pontes.

Formação e trajetória

A ituveravense palestrante no importante evento é Enfermeira pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP); Pós-graduada em Terapia Intensiva (Faculdade São Camilo), Educação em Saúde (EERP-USP) e Administração Hospitalar (Santa Casa de São Paulo); Coordena o Curso de Graduação em Enfermagem e a Pós-Graduação em Gestão em Unidades Críticas e Hemodinâmica na FAFRAM; Coordenadora de Enfermagem na Santa Casa de Ituverava; Coordenadora da Residência Multiprofissional em Enfermagem; Mestre e Doutora pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP, com a tese “Contribuições da Saúde Digital na Assistência ao Paciente com Acidente Vascular Cerebral Isquêmico antes, durante e após a pandemia da COVID-19” e Idealizadora de projetos como “Game Stroke: Acelerando o Tempo, Salvando Vidas!”, focado na redução do tempo porta-agulha.

Impactos esperados

Segundo ela, as participações em eventos desta magnitude podem gerar impactos esperados para Ituverava e para a Santa Casa como Maior eficiência no atendimento, resultando em menor mortalidade, menos incapacidades e melhor recuperação para os pacientes de AVC.

Significa também o Reconhecimento do município e da Santa Casa como referência em saúde, o que pode gerar investimento, atração de profissionais qualificados e convênios.

Ademais, reforça ainda o Fortalecimento de programas educacionais e de prevenção no município — envolvendo escolas, comunidade e serviços de saúde.

Conclusão

“Cada segundo faz diferença entre a vida e a morte, entre a dependência e a independência para um paciente com AVC. Ser Cidade Angels é assumir um compromisso permanente com nossos pacientes, equipes e com a sociedade. E, acima de tudo, é acreditar que juntos, como rede, podemos mudar a história do AVC no Brasil”, define a Dra. Andreza Gomes da Silva Nishimoto Maeda.