Danilo Garnica Simini teve sua tese de conclusão aprovada na Faculdade do Largo São Francisco
O advogado e professor natural de Ituverava, Danilo Garnica Simini, concluiu em 26 de setembro seu segundo doutorado, desta vez em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), no Largo São Francisco.
Sua tese foi avaliada por uma banca composta por Elizabeth de Almeida Meirelles (USP), Regina Laisner (UNESP), José Blanes Sala (UFABC), Joséli Fiorin Gomes (UFSM), Ana Cláudia Cardia (Mackenzie) e Paula Monteiro Danese (University of Wisconsin–Madison).
O ingresso no programa ocorreu em 2022, após aprovação em um rigoroso processo seletivo que incluiu provas de idiomas, exame dissertativo em Direito, análise de projeto de pesquisa e entrevista. Para a obtenção do título, além da defesa de uma tese original, o candidato cumpriu créditos em disciplinas.
O programa de pós-graduação em Direito da USP é considerado um dos mais prestigiados do país, tendo recebido nota máxima na avaliação da CAPES, órgão do Ministério da Educação.
O Largo São Francisco, além disso, abriga o curso de graduação em Direito mais antigo do Brasil, fundado em 1827 por Dom Pedro I, juntamente com a Faculdade de Direito de Olinda.
A pesquisa de Simini recebeu o título “Direito Internacional, cidades e meio ambiente: reflexões sobre o caso do município de São Paulo”.
Nela, o autor analisa o papel das cidades na implementação de normas internacionais de direitos humanos e meio ambiente, com destaque para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Desde o mestrado, o pesquisador tem se dedicado ao estudo das cidades e da influência do global sobre os poderes locais, trajetória acadêmica que encontra continuidade e aprofundamento em sua tese doutoral. Sobre a conquista, Danilo declarou: “Concluir o doutorado em Direito no Largo São Francisco constitui um grande privilégio, tendo em vista a qualidade da instituição e a sua tradição, além de sua importância para o ensino jurídico no Brasil.”
Além desse título de Doutor em Direito Internacional pela USP, Danilo é bacharel em Direito pela PUC-Campinas, mestre em Direito pela UNESP e doutor em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC.
É advogado desde 2010 e atualmente leciona na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e no Centro Universitário Barão de Mauá. Na UNAERP, também integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Relações Internacionais, onde coordena a linha de pesquisa e extensão “Direitos Humanos e Democracia”. Além disso, atua como árbitro na Câmara de Mediação e Arbitragem de Ribeirão Preto.
O advogado e professor Doutor Danilo é filho de José Roberto Simini (in memoriam) e Neusa Maria Garnica Simini. Ele é casado com Carla de Paiva Barbosa Simini e irmão de Eduardo Garnica Simini.
Em Ituverava, ele cursou o Ensino Fundamental e Médio no Colégio Nossa Senhora do Carmo então “Coc” atualmente Anglo de Ituverava e estudou também no CNA Idiomas.