Em sessão ordinária, que foi antecipada para segunda-feira, dia 22 de setembro, a Câmara Municipal de Ituverava aprovou Moção de Congratulações e Aplausos para APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ituverava).
A homenagem em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pela entidade, teve autoria do vereador Cássio Gonçalves Teixeira Domiciano “Dom”. “A APAE de Ituverava tem sido exemplo de dedicação à causa da pessoa com deficiência”, declarou.
Em sua justificativa, o vereador narrou a trajetória da instituição.
Justificativa
Fundada em 12 de maio de 1973, a instituição realiza um trabalho essencial na garantia de direitos, na prestação de serviços especializados e no acolhimento às famílias. Sua trajetória é marcada por conquistas e pelo compromisso com uma sociedade mais inclusiva e humana.
Há mais de 40 anos tem trabalhado em sua área de atuação, sempre motivando melhor atendimento, comodidade, segurança e acessibilidade aos usuários, famílias, aos colaboradores e profissionais (Pessoas Jurídicas), nas áreas de educação, saúde e assistência social.
Localizada numa área de 19.221,60 metros quadrados, a APAE já conta com 4.711,60 metros quadrados de construções concluídas.
A instituição tem hoje aproximadamente 175 alunos na área de educação, de seis municípios de nossa região, tais como: Guará, Ituverava, Miguelópolis, Aramina, Buritizal e também Igarapava. Junto à APAE, está funcionando o CER (Centro Especializado de Reabilitação) de Ituverava, atualmente na modalidade III, atendendo pessoas com deficiência física, intelectual e auditiva.
O serviço oferece atendimento Especializados na área da saúde e sua equipe é composta por assistentes sociais, enfermeiras, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, pedagogas, psicólogas, terapeutas ocupacionais e médicos: ortopedista, neurologista, psiquiatra е otorrinolaringologistas, totalizando 35 profissionais que atuam na área da saúde.
Com a finalidade de disponibilizar um serviço de qualidade, recentemente foram construídas duas portarias, uma para a escola e outa para o CER, ambas com área de embarque e desembarque cobertas.
O espaço físico do CER é composto por ampla sala de espera, sala para coordenadoria do serviço, 16 salas para atendimentos multiprofissionais, três consultórios médicos, cinco banheiros adaptados para pacientes, dois banheiros para funcionários, copa, sala de reuniões e também para atendimentos em grupo.
A entidade tem compromisso contínuo com a inclusão e a valorização da pessoa com deficiência. Que se dê ciência, ao Prefeito Municipal de Ituverava, a Secretaria Municipal de Saúde, a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), a imprensa escrita e falada, descreveu o vereador autor Cássio Dom.