Qualificação gratuita para empresas de Ituverava aconteceu na FFCL/FE
A cidade de Ituverava sediou, na FFCL/FE (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras/Fundação Educacional de Ituverava), a segunda fase do programa “Loja do Futuro”, uma iniciativa voltada à modernização e inovação do comércio local.
O evento contou com a participação de mais de 30 empresários da região e foi aberto pelo presidente do Sincovami (Sindicato do Comércio Varejista do Município de Ituverava), Edelberto Diniz Costa, que ressaltou a importância da capacitação contínua para acompanhar as mudanças no setor varejista.
A diretoria da ACII (Associação Comercial e Industrial de Ituverava) foi representada pelo diretor jurídico, Dr. Marcelo Martins Castro Peres.
Durante a programação, o consultor de negócios do Sebrae-SP Flávio Silva apresentou reflexões sobre o comportamento do consumidor e o uso da inteligência artificial no varejo.
Ele trouxe dicas e exemplos práticos de como a tecnologia pode auxiliar os empreendedores a compreender melhor as necessidades dos clientes e a oferecer experiências de compra mais assertivas.
Flávio chamou a atenção ainda para um ponto comum no comércio: “muitas vezes transferimos para o cliente a necessidade de vender, quando, na verdade, o papel do empresário é criar estratégias e condições para que a compra aconteça de forma natural”, afirmou.
O consultor ainda ressaltou as novidades do próximo encontro, que será no dia 23 de setembro. “Vamos trazer exemplos de como o atendimento ao cliente deve ser e analisar situações em que o atendimento não foi muito bem feito”.
Ele informou que o Senac será convidado para debater como líderes e colaboradores podem agir, na prática, para encantar o cliente, atender melhor e vender mais.
“O programa busca preparar os empresários para os desafios do varejo, com foco em tecnologia, gestão e estratégias que ampliem a competitividade. Para os organizadores, a participação expressiva demonstra o interesse do setor em investir em inovação e modernização como caminho para o desenvolvimento econômico regional”, esclarece o consultor.
Para o presidente do Sincovami, Edelberto Diniz Costa o programa Loja do Futuro é adequado para o comércio de Ituverava. “É com grande entusiasmo que destaco a importância do empresário participar do Programa Loja do Futuro”, afirma.
Segundo ele, o programa representa uma oportunidade essencial de atualização, inovação e crescimento sustentável para o comércio local.
O Loja do Futuro traz uma metodologia moderna, muito bem estruturada, que permite ao empresário diagnosticar o estágio atual de sua loja, seja ela física, digital ou um híbrido e identificar as lacunas mais críticas, para depois adotar soluções práticas e eficazes para vencê-las. Entre as etapas do programa estão palestras e eventos de lançamento, oficinas de capacitação, consultorias especializadas, diagnóstico de maturidade digital e acompanhamento técnico.
“Essas etapas garantem não apenas o acesso às melhores práticas do varejo atual, mas também permitem adaptar essas práticas à nossa realidade local, de forma personalizada. “ressalta o presidente. Outro ponto fundamental é a modernização da gestão.
O programa incentiva o empresário a repensar processos internos, otimizar o atendimento ao cliente, incorporar ferramentas tecnológicas, melhorar organização visual da loja, gestão de estoque, marketing digital, integração entre o físico e o digital, o que é cada vez mais exigido pelos consumidores.
Além disso, há uma contribuição muito relevante para qualificar a mão de obra local.
“Quando os colaboradores participam ou são impactados pelas mudanças, uso de novas ferramentas, novas práticas de atendimento ou rotina de loja, digitalização, etc. — isso eleva o nível profissional da equipe. Isso gera mais motivação, eficiência, melhores resultados e também contribui para fixar talentos, porque as pessoas veem que podem crescer e se desenvolver no próprio local de trabalho”, conclui o presidente do Sindicato patronal.
