“Escolha de Sofia”

Nova parceria de Denzel Washington e Spike Lee é uma interessante releitura de longa japonês de suspense policial

por Kreitlon Pereira colunavia@gmail.com

Denzel Washington e Spike Lee são dois grandes nomes da indústria cinematográfica norte-americana, cuja parceria de sucesso resultou em 5 filmes, com destaque para “Malcon X” (1992) e “Mais e Melhores Blues” (1990). Quase vinte anos depois da última colaboração, os dois artistas se reuniram novamente para a produção de “Luta de Classes”, um original da Apple TV que será lançado no dia 5 de setembro. O longa é uma interpretação do aclamado filme japonês “Céu e Inferno”, dirigido por Akira Kurosawa e lançado em 1963. Nessa nova roupagem, Lee desloca a história de Yokohama para a vibrante cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Em “Luta de Classes”, Denzel interpreta David King, um magnata da indústria musical que é conhecido por sua habilidade em descobrir novos talentos da música preta norte-americana. Assim como muitos músicos de sucesso, King superou as dificuldades financeiras da juventude e tornou-se um homem rico, que vive em uma luxuosa cobertura ao lado da esposa Pamela (Ilfenesh Hadera) e do filho Trey (Aubrey Joseph). No entanto, devido as diversas transformações que atravessaram a indústria musical, King precisou vender parte de sua gravadora.

Anos depois, King é confrontado com a oportunidade de recomprar as ações de seus sócios e retomar o controle da gravadora, porém, trata-se de um acordo milionário, no qual precisará colocar todo seu patrimônio em risco para concluí-lo. Contudo, seus planos vão por água abaixo com um simples telefonema: seu filho havia sido sequestrado. Pouco tempo depois, ele e a esposa percebem que, na realidade, os criminosos confundiram Trey com Kyle (Elijah Wright), filho do motorista e amigo de King desde a infância no Bronx. Diante disso, o magnata se vê forçado a escolher entre usar sua fortuna para seguir com a compra da gravadora ou resgatar em segurança o filho de seu amigo.