Aconteceu na manhã de quarta-feira, dia 13 de agosto, a solenidade de lançamento do Projeto SuperAção Branco na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ituverava).
O projeto SuperAção Branco é idealizado pela Associação Pró-Esporte e Cultura por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, oferecendo vagas gratuitas para aulas de Fut7 voltadas a pessoas com deficiência no município de Ituverava.
Com patrocínio do grupo Pedra agroindustrial – Usina da Pedra, o projeto é executado com todo o suporte necessário nas dependências da APAE de Ituverava, através de seu campo society próprio. Além das aulas, também são oferecidos gratuitamente lanches, uniformes e materiais esportivos para os participantes.
O projeto SuperAção Branco visa o desenvolvimento biopsicossocial dos alunos. Em Ituverava atende 24 alunos. A proposta está presente também nos municípios Lucélia, Martinópolis, Florianópolis e Conceição das Alagoas.
O fut7 é o futebol adaptado em campos com medidas de society para pessoas com deficiência. As aulas iniciaram em janeiro e terá duração de 11 meses. “Buscamos com o projeto o desenvolvimento biopsicossocial dos indivíduos, inclusão social e desenvolvimento de potencialidades”, destaca a diretora pedagógica Maria Tereza Henrique.
Na oportunidade, também houve demonstração da fanfarra da entidade que está em fase inicial, mas já apresentou performance para participar de desfiles e eventos. Foi promovida entrada do pavilhão nacional por alunos, portando as bandeiras Nacional, Municipal e Estadual e, em seguida canto do Hino Nacional.
O presidente da APAE, Sebastião Rodrigues Carvalho Neto, usou da palavra agradecendo todos e destacando a participação dos alunos no projeto esportivo.
Também estiveram presentes o professor do projeto Cássio Ivan Goulart e a estagiária Marihélen Cristina de Souza Moreira.
A solenidade contou ainda com as presenças da diretora Executiva Rosângela Borini, representante da Loja Maçônica 16 de Julho, Fernando Caetano de Souza, membro da diretoria da APAE Wesley Di Tano Oliveira, secretário de esportes do município Rodrigo de Ângelo Freitas “Digão” e a coordenadora da Escola Francisco de Assis Positivo Maísa Eugênia Secco Silveira, acompanhadas de alunos que prestigiaram o evento, além de pais, familiares, amigos e convidados dos assistidos na entidade e equipe de professores, profissionais e colaboradores da instituição.