Durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Ituverava, dia cinco de agosto, a Câmara Municipal de Ituverava aprovou por unanimidade, projeto de Decreto Legislativo de autoria da vereadora Roberta Foroni de Freitas Joazeiro ao Superintendente Comandante da GCM (Guarda Civil Metropolitana) de Ribeirão Preto Edson Ferreira da Silva.
Conforme descreve a autora, a proposição tem por objetivo em reconhecimento à sua trajetória profissional exemplar, seu compromisso com a segurança pública, sua atuação cidadã e sua contribuição significativa para a proteção da vida e da paz social — especialmente em ações que impactaram diretamente o município de Ituverava.
Com 52 anos de idade e 29 anos de dedicação à Guarda Civil Metropolitana, o homenageado atua atualmente como Superintendente Comandante da GCM de Ribeirão Preto/SP, onde tem se destacado pela liderança técnica, integridade e eficiência na gestão de segurança.
“Em 2025, Edson e sua equipe foram diretamente responsáveis pela prisão de um criminoso de alta periculosidade, foragido da justiça e acusado de um assassinato ocorrido no município de Ituverava”, destacou Roberta.
“Essa operação, conduzida com inteligência, precisão e cooperação intermunicipal, foi decisiva para a garantia da justiça e da tranquilidade da nossa população, tendo alto impacto no sentimento de segurança pública da nossa cidade”, descreveu a autora.
Além da atuação operacional, Edson possui uma formação sólida e multifacetada: Pós-Graduado em Gestão Pública; Escritor, autor do livro “A Fórmula da Família Saudável”; Voluntário do Movimento Amor-Exigente, onde contribui com apoio a famílias em situação de vulnerabilidade; Agente de Prevenção pelo SENAD, atuando em frentes de combate ao uso indevido de drogas; Palestrante nacional, reconhecido por seu trabalho na prevenção à dependência química e na valorização da estrutura familiar e, possui formações relevantes pela SENASP, como Mediação de Conflitos e Enfrentamento ao Desvio de Conduta na Segurança Pública.
“Seu perfil reúne qualidades indispensáveis a um verdadeiro servidor público: competência técnica, responsabilidade social, liderança humanizada e compromisso ético com a proteção da sociedade”, declarou Roberta.
“Diante disso, a concessão deste título representa mais do que um reconhecimento institucional: é o agradecimento de uma cidade que valoriza quem trabalha pela vida, pela justiça e pela paz”, conclui a autora.