Professor da USP fala sobre Medicina Regenerativa em Ortopedia na Santa Casa

Área inovadora e muito atual, está sendo implantada na instituição em Ituverava através dos profissionais da área

Esteve em Ituverava na manhã de sábado, dia cinco de julho, em visita à Santa Casa de Misericórdia, o médico e professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, Doutor Nilton Mazzer.

Acompanhado por Nayara Jacob Barbieri, representante da linha bioregenerativa da Cortical, Dr. Mazzer foi recebido pelos médicos da equipe do Setor de Ortopedia da Santa Casa, Dr. Marco Antônio Migliori, Dr. Laerte Fogaça Souza, Dr. Jefferson Bertoni e Dr. Thiago Palmieri. Na oportunidade, o professor explanou sobre o tema Ortopedia Regenerativa.

A Medicina Regenerativa em Ortopedia é um campo inovador que foca na restauração de tecidos musculares esqueléticos danificados, utilizando abordagem como terapias com células troncos, fatores de crescimento e biomateriais.

Essa área visa estimular a capacidade natural do corpo de se reparar buscando uma cura mais eficaz e menos invasiva em comparação com tratamentos convencionais.

A medicina regenerativa se dedica a promover a regeneração e reparação de tecidos como cartilagens, tendões, ligamentos e ossos. O objetivo é restaurar oferecendo uma alternativa aos tratamentos tradicionais que podem ser apenas paliativos sem exigir intervenções cirúrgicas mais invasivas.

Benefícios

Entre os benefícios da Medicina Regenerativa em Ortopedia está a reparação e regeneração de tecidos, acelerando o processo natural de cura, restaurando a função dos tecidos danificados.

Também proporciona redução da dor. Muitos pacientes relatam alívio e melhora na função após o tratamento regenerativo. Gera também recuperação mais rápida em comparação com tratamentos convencionais, sendo uma alternativa menos agressiva do que a cirurgias.

Aplicações

A Medicina Regenerativa ortopédica tem aplicações em diversas condições incluindo Lesão de Cartilagem que é o tratamento de osteoartrite e outras lesões da cartilagem e lesões de tendões e ligamentos (reparação de lesões no joelho, ombro, tornozelo e outras articulações).

É possível ainda utilizar nos casos que se têm Fraturas Complexas, por meio de estímulo à cicatrização óssea em fraturas difíceis de tratar e em dores crônicas com alívio da dor em condições como tendinite e bursite.

Tema atual

“É um tema atual, que vem crescendo nos últimos anos e exige da pessoa que vai fazer uma virada de chave, e na abordagem deste tema conto um pouco da minha história como ortopedista e cirurgião da mão clássico”, ressaltou Dr. Mazzer.

Ele explicou que o perfil do paciente pode ser variado. “Temos pessoas comuns ou atletas ou atletas ocasionais enfim paciente já com uma certa idade com suas carências de vitaminas e outras reposições, lesões por esforços entre outros”, informou.

“Estou aqui para mostrar que eu tiver a mesma formação que eles, a diferença é que eu ficava em uma faculdade e quando me aposentei senti necessidade, pois são pacientes que eles também têm em seus consultórios e passam pelo mesmo caminho que passei e estou disponibilizando esta informação”, destacou Dr. Mazer.

Conforme explicou o médico do Corpo Clínico da Santa Casa, Dr. Marco Antônio Migliori, trata-se de uma área inovadora e muito atual, que será implantada na instituição em Ituverava.

“Os ortopedistas já se mobilizaram para pôr em prática este novo modelo que veio para ficar e beneficiar os pacientes”, destacou Dr. Marco Antônio.