Sindicato realiza manifestações contra o fechamento do Itaú

O Sindicato dos Bancários da Região de Franca realizou na terça-feira, dia oito de julho, manifestações nas agências do Itaú de Franca e região, protestando contra o fechamento de unidades que o banco vem realizando em todo o país.

Franca, que chegou a ter seis agências do banco, agora conta com somente duas na cidade e nos últimos dias, o sindicato recebeu a triste notícia de que a agência de Ituverava vai encerrar suas atividades no próximo mês. Na região restará somente a agência de São Joaquim da Barra. Somente no primeiro trimestre deste ano o Itaú lucrou R$ 11 bilhões e mesmo assim, fechou 222 agências nos últimos doze meses e mais 55 estão em fase de fechamento até agosto.

Se já não bastasse o sofrimento da população, principalmente idosos e aposentados, com a escassez de pontos de atendimento, os funcionários que continuam trabalhando estão sobrecarregados com a superlotação das agências e com a cobrança por metas abusivas, resultando num aumento considerável de doenças psíquicas.

As manifestações estão sendo realizadas em todo o país para chamar a atenção da população e imprensa para o tratamento dispensado pelo Itaú aos seus funcionários e clientes. Agnaldo Bernabé, funcionário do Banco Itaú e diretor do Sindicato dos Bancários, esteve presente na manifestação em Ituverava.

“O Banco Itaú faz alguns anos que está com projeto de fechar grande parte de agências que ele tem no Brasil, só no ano passado foram fechadas 222 agências e este ano está com propósito de fechar 55, em razão de ter como objetivo o banco digital e a agência física para ele tem se tornado um empecilho”, declarou em entrevista.

“O banco tem ganho horrores, no primeiro trimestre de 2025 foram R$ 11 bilhões de lucro, mas no entendimento deles é que as agências físicas não têm mais utilidade”, comentou Bernabé.

Na região, Ituverava está previsto para o dia 06 de agosto e, a proposta do banco é de transferir os funcionários para agências de Franca e São Joaquim da Barra.

“Estamos fazendo esta manifestação no Brasil todo para tentar sensibilizar o banco que agência física é importante principalmente para os aposentados e idosos que são estas pessoas que mais utilizam as agências físicas e estamos tentando fazer com esta manifestação que o banco reveja esta posição que ele tem”, destacou o diretor do Sindicato.

Ele informou que no Congresso Nacional, bem como na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo estão tramitando ações de repúdio à decisão do Itaú em todo Brasil. Além de Agnaldo Bernabé, estiveram presentes os diretores e representante do Sindicato dos Bancário na Região de Franca, Celia, Rogério e Denizar.