A Escola Municipal de Tempo Integral “Maria Barbosa” está colhendo os frutos de uma iniciativa inspiradora: o “Jardim Alimentício”, uma horta escolar criada através de uma parceria entre a escola e o curso de Agronomia da FAFRAM (Faculdade Dr. Francisco Maeda).
O projeto de Educação Ambiental que promoveu essa parceria foi idealizado pela professora Renata Lima. Além de integrar educação ambiental, o projeto tem como objetivo de incentivar práticas sustentáveis e alimentação saudável ao cotidiano escolar.
Com o apoio técnico e a mão de obra dos alunos do curso de Agronomia e da professora Regina Eli de Almeida Pereira, que também doaram as mudas utilizadas no plantio, o Jardim Alimentício tomou forma no prédio da escola.
A colaboração entre os estudantes universitários e os alunos da EMEF Maria Barbosa tem promovido uma rica troca de conhecimentos e experiências.
Para acompanhar o desenvolvimento e os impactos do projeto, foi criada uma comissão avaliadora formada pela professora Renata Lima, da diretora Gláucia Liliane da Silva Casagrande, da vice-diretora Sandra Atanasio Figueira, e do coordenador Rubiano Reinaldo Silva Segismundo, e dos alunos Mikaely Vitoria da Silva Roque e Miguel Henrique da Silva Timóteo, que são os representantes da sala.
O resultado da parceria já deu bons resultados. As cozinheiras da escola já passaram a utilizar parte da produção do “Jardim Alimentício” no preparo das refeições dos alunos. Verduras e temperos como alface, rúcula, hortelã, cebolinha e salsinha estão entre os itens, que estão promovendo uma alimentação mais nutritiva. A professora da Fafram, Regina Eli de Almeida Pereira, falou sobre a parceria. “Ficamos muito felizes em participar desse projeto, que promoveu a integração entre os alunos do curso de Agronomia e da escola, e, principalmente, a prática de ações sustentáveis e saudáveis. Parabéns a todos por essa brilhante iniciativa”, declara Regina. A professora idealizadora do projeto, Renata Lima, falou sobre a iniciativa. “Quando fiz o convite para a professora Regina, ela prontamente acolheu a ideia e buscou recursos para realizar essa parceria. Com o apoio dos alunos da Fafram, nosso projeto foi além do que idealizei. Nossos alunos amaram a experiência, e estão colhendo os frutos desse trabalho. Minha gratidão a todos que nos apoiaram”, ressalta a professora Renata.