Católicos são maioria na região

Municípios também têm forte presença de evangélicos, espíritas e pessoas que dizem não ter nenhuma religião

Matéria divulgada esta semana pelo Portal G1, aponta dados do Censo 2022 do IBGE divulgados esta semana e indicam uma predominância de católicos nas cidades da região de Ribeirão Preto (SP), mas também uma forte presença de evangélicos, espíritas e pessoas que dizem não ter nenhuma religião.

Na média geral das 66 cidades, entre mais de 2 milhões de pessoas, 58% dos habitantes se dizem católicos, número acima da média nacional, de 56%, enquanto 25% se denominam evangélicos e 8% não seguem um credo específico.

A pesquisa também indica 4% de espíritas, 1% de adeptos da umbanda ou do candomblé e 4% de outras religiões, o que inclui, por exemplo, islamismo, judaísmo e budismo. As tradições indígenas ficaram em um percentual abaixo de 1%.

Na maior cidade da região, Ribeirão Preto, a população católica é de aproximadamente 54%, com 23% evangélicos, 11% sem religião e 6% espíritas. Em Franca, a predominância dos católicos é de 60% e dos evangélicos de 22%, com 7% sem religião e 6% espíritas.

Ouvido pelo Portal G1, o Professor de história e doutor em ciências da religião, José Antônio Correa Lages explica que a predominância do catolicismo ainda reflete uma herança histórica e familiar, enquanto o crescimento dos evangélicos tem forte relação com o acolhimento ofertado pelas diferentes igrejas, sobretudo as que atuam nos bairros.

“Você tem toda uma dinâmica social nas igrejas evangélicas de acolhimento, de receber, de apoiar, principalmente essas igrejas de periferia. (segundo ele) Oferecem essa oportunidade de as pessoas serem acolhidas, serem apoiadas”, explica.

Em Ituverava, o número de católicos chega a 59%. Evangélicos são 29% e Espiritas 4%, de acordo com Censo do IBGE. Já os que responderam outras religiões soma 3% e sem religião 5%.

Pelas cidades mais próximas, Guaíra e Sales Oliveira têm o maior percentual de Católicos, com 71% da população, enquanto que Jeriquara é a menor com 48%.

Já evangélicos, os municípios com maior número entre os seus moradores são Jeriquara e Guará, com 30%. Pedregulho tem mais espíritas com 10% e, o maior número proporcionalmente que declara sem religião está em Rifaina com 13%. Confira o quadro abaixo sobre as religiões na região.

É certo que no Brasil a principal religião é a católica, desde a colonização até a formação de povoados que se desenvolveram para cidades tiveram como início alguma capela.

O mais importante é o povo ter a crença em Deus e seguir seus passos pela doutrina que escolheu para nortear seu caminho tendo a palavra Sagrada como guia.