Na abertura do evento, a professora e Secretária de Saúde de Ituverava, Raquel Rezende, ministrou uma palestra sobre o ODS 3: Saúde e Bem-Estar, apresentando os principais desafios enfrentados na área da saúde e propondo ideiais para soluções inovadoras.
Em seguida, a professora e Diretora Educacional da Fundação Educacional de Ituverava, Lidiane Kanesiro falou sobre o ODS 4: Educação de Qualidade, e destacando os desafios do setor educacional e sugerindo ideais de projetos.
As palestras tiveram como principal objetivo oferecer insights e inspirações que instigassem os alunos a desenvolver soluções tecnológicas inovadoras, viáveis e alinhadas com desafios reais, a serem apresentadas no encerramento do 3º Hack-FAFRAM.
Os alunos também participaram de oficinas práticas, sendo uma de Design Thinking e Pitch, ministrada pela professora Fernada Moraes.
A oficina contou com a participação especial das alunas do Colégio Anglo, Giovana e Júlia do 2º ano do ensino médio, que apresentaram o pitch dos seus projetos desenvolvidos na disciplina de Empreededorismo, promovendo uma integração vertical entre o Ensino Médio e o Ensino Superior.
Outra oficina abordou a ferramenta Figma, conduzida pelo professor Rogério Galdiano. Essas oficinas auxiliaram os participantes nas etapas de ideação, desenvolvimento e elaboração da apresentação das soluções tecnológicas propostas. Após as palestras e oficinas, as equipes começaram a desenvolver as soluções.
Na sexta-feira (30 de maio), os alunos apresentaram um pitch de até 5 minutos para uma banca avaliadora, composta por docentes, profissionais parceiros e representantes das empresas patrocinadoras, que selecionará a equipe vencedora com base em critérios de avaliação como: inovação, impacto social, relevância da solução, viabilidade de implementação, qualidade da apresentação e alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
A equipe vencedora receberá uma premiação no valor de R$ 1.200,00, destaando-se pelo impacto e aplicabilidade do projeto apresentado.
Para o coordernador do curso de Sistemas de Informação, professor Murilo Scapim, “o evento proporciona aos alunos a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos nos cursos. Além de estimular o desenvolvimento da capacidade de comunicação e expressão de ideiais” – competências essencias e muito valorizadas no mercado de trabalho. Outro aspecto relevante do evento é o incentivo à reflexão sobre a construção de um futuro mais sustentável, integrando responsabilidade social e inovação”.
Para a coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, professora Lidiane Kanesiro, “eventos como este fortaçecem a integração entre os cursos e impulsionam soluções transformadoras para a sociedade, reafirmando nosso compromisso com uma formação inovadora e com o desenvolvimento sustentável por meio de iniciativas como o Hack-FAFRAM”.
O evento é patrocinado pela Unimed Norte Paulista, Tecseg Soluções e Monitoramento, Valor Consultoria Contábil, Busa, Protec Informática e Tecnologia e pela Fafram.