Lojas Maçônicas prestam homenagens às Mães

Como é tradição, a Loja Maçônica União Ituveravense, realizou no sábado, dia 24 de maio, a sua Sessão Magna Branca em homenagem às mães. Este ano, a cerimônia foi em conjunto com a Loja Maçônca Monte Líbano de Buritizal, a mais recente oficina de obreiros da região e que reúne de forma provisória no mesmo templo em Ituverava.

Para representar todas as mães, a União Ituveravense prestou homenagem para Maria Tereza de Freitas Menezes Barbosa, esposa do atual orador Roberto Inácio Barbosa e, pela Monte Líbano, a escolhida foi Maria Alice Ferreira da Silva, esposa do atual Venerável Claudemir da Silva.

A cerimônia aberta aos familiares foi conduzida pelo venerável da União Ituveravense Antônio Augusto Castro Maciel e a homenagem foi proferida pelo secretário de ambas as lojas Mateus Scapim Cardoso. Ao final da solenidade, foi promovida um jantar em comemoração no Salão da Associação Beneficiente São João da Escócia. Confire breve históricos das homenageadas.

Maria Tereza

Maria Tereza Freitas de Menezes Barbosa nasceu na cidade de Ituverava, é filha de Dinamérico Freitas de Menezes e Júlia Paulina de Sousa, e tem os irmãos Afonso, Aparecida e América.

Casou-se em 10 de outubro de 1970 com Roberto Inácio Barbosa, com quem teve cinco filhos: Ana Lídia, casada com Marcelo Teoro; Eveline, casada com Wagner Benediti; Roberta, casada com Luciano Morgan; Márcia, casada com Fernando Selli e Roberto Filho (Betô), casado com Nadine Borges.

Tem também 10 netos: Isabela, Luciano Filho, Giovanna, Thiago, Luísa, Marcela, Fernando Filho, Luís Felipe, Liz e Júlia. Ela é formada em Pedagogia e atuou como professora, além de ser formada em piano.

Sua vida foi dedicada à família, e hoje cuida dos netos, dos filhos e dos genros, que estão sempre presentes em sua casa, em grandes encontros regados com muito amor.

Maria Alice

Maria Alice Ferreira da Silva, nasceu em uma fazenda e, na adolescência para Ituverava, onde construiu boa parte da sua vida. Estudou no Grupo Escolar Fabiano Alves de Freitas e, posteriormente, no então Instituto de Ensino Capitão Antônio Justino Falleiros. Mais tarde, realizou o sonho ao cursar Pedagogia na Faculdade de Ciências e Letras de Ituverava.

Trabalhou durante cinco anos no Banco Itaú, mas foi na educação que encontrou sua verdadeira vocação. Após ser aprovada em concurso público, atuou como professora da rede estadual de ensino até sua aposentadoria.

É casada com o Claudemir da Silva, com quem teve dois filhos: Ana Paula e Rodrigo. Sua alegria se multiplicou com a chegada das netas Maria Eduarda e Rafaela.