A ginecolosgista Dra. Ingrid de Salvi Coutinho está atendendo em Ituverava no Instituto JM e integra o Corpo Clínico da Santa Casa de Misericórdia de Ituverava. Ela também é especialista em obstetrícia, tendo realizado residência médica no período de 2023 a 2025 na Santa Casa de Franca.
Médica hà três anos, possui experiência de já ter trabalho em unidades básicas, consultórios e hospitais. A escolha da especialidade foi por “me permite dar suporte especialmente a mulher em odas suas fases da vida, inclusive ajudar a trazer novas pessoas ao mundo.”
Em entrevista, ela destaca a importância do profisisonal da área na saúde da mulher; bem como da realização do acompanhamento do pré-natalm fundamental para garantir a saúde da gestante e do bebê. A ginecologista infroma ainda sobre tratamentos que realiza e que pretende apresentar novidades em breve em Ituverava.
“Atualmente temos muitas tecnologias na área de ginecologia para melhorar a qualidade de vida das pacientes, como a estética vaginal e frouxidão, bem como para clareamento da região, uma novidade que em breve eu irei trazer para a cidade”, adianta a Dra. Ingrid.
Progresso: Há quanto tempo a senhora é médica? Onde e quando se formou? Por que escolheu esta profissão?
Dra. Ingrid de Salvi Coutinho: Sou médica hà 3 anos me formei na Universidade de Franca. Escolhi a carreira médica porque sempre quis fazer diferença na vida das pessoas.
Progresso: Por que escolheu a ginecologia e obstetrícia? Onde realizou residência, quando se especializou?
Dra. Ingrid: A ginecologia e obstetrícia me permite dar suporte especialmente a mulher em todas suas fases da vida, inclusive ajudar a trazer novas pessoas ao mundo. Realizei a residência médica na Santa Casa de Franca no período de 2023 a 2025.
Progresso: Onde já trabalhou? Por que escolheu Ituverava para atuar profissionalmente?
Dra. Ingrid: Já trabalhei em diversos serviços, sendo unidades básicas, consultórios, hospitais de diversas cidades como Franca, São Sebastião do Paraíso, Miguelópolis, Batatais e Bebedouro. A minha permanência em Ituverava se deu pelo meu noivo, porém ja conhecia o serviço e a cidade, onde me motivou ainda mais a vir:
Progresso: Quando a mulher, jovem ou adolescente deve procurar o (a) profissional desta área e por que é importante consultar-se com frequência?
Dra. Ingrid: Toda mulher deve ter acompanhamento ginecológico, a primeira consulta indicada dos 9 aos 15 anos, ou após primeira menstruação, mesmo que não haja queixas, é importante para receber orientaçaões sobre desenvolvimento, ciclo menstral, higiene íntima, prevenção de infecções e mudanças do corpo. Deve procurar atendiment também quando tiver dor pélvica, irregularidade menstrual, corrimento, a alterações em mamas ou suspeita de infecção ginecológica.
O acompanhamento de pré-natal é um ponto muito importante e se destacar, quanto mais precoce o início, melhor suporte e início de prevenções de desfechos ruins conseguimos inserir.
Progresso: Quais tratamentos são realizados pela (a) profissional da Ginecologia? Como o (a) profissional pode contribuir para que as paientes evitem doenças?
Dra. Ingrid: Exames preventivos devem ser feitos de acordo com a cada indicação e periodicidade, assim evidenciando problemas e tratados precocemente.
Atualmente temos muitas tecnologias na área de ginecologia para melhorar a qualidade de vida das pacientes, como a estética vaginal, pouco usada ainda, como laser para clareamento da região, uma novidade que em breve eu irei trazer para a cidade.
Progresso: Qual e a relevância do pré-natal e como as evoluções da medicina e dos exames contribuem para a gravidez e parto bem-sucedids e consequente a criança saudável?
Dra. Ingrid: O pré-natal é fundamental para garantir a saúde da gestante e do bebê. Através dele, é possivel acompanhar todo o desenvolvimento da gravidez, identificar a prevenir complicações, além de promover orientações que contribuem paara a gestão saudável e um parto seguro.
Progresso: Onde a senhora atende, fale sobre clínica, hospital e etc. como foi recebida no município?
Dra. Ingrid: Estou atendendo no Instituto JM, atendo anto a área ginecologia quanto obstetrícia. Faço parte também do corpo clínico de ginecologia e obstetrícia da Santa Casa de Misericórdia Ituverava além de realizar atendimentos em algumas unidades de saúde.
Endereço, telefone e redes sociais: Rua Ademar de Barros, 587. Fone: (16) 99668-4322. Instagram: dra_ingrid_coutinho