Semana Paulo Freire movimenta Etec Prof. José Ignácio

Com arte, educação e protagonismo estudantil, evento que reuniu alunos, professores e comunidade

Entre os dias 13 e 16 de maio, a Etec Professor José Ignácio Azevedo Filho, de Ituverava, realizou a Semana Paulo Freire, um evento que reuniu alunos, professores e comunidade em torno de atividades pedagógicas e culturais que destacaram o legado do educador brasileiro conhecido por sua defesa da educação como prática de liberdade.

A programação incluiu palestras, oficinas, exibição de documentários em parceria com a Mostra Ecofalante de Cinema, gincanas e rodas de conversa, promovendo a integração entre os cursos e turnos da escola. As atividades buscaram estimular o pensamento crítico, a criatividade e o protagonismo dos estudantes, que participaram ativamente de todas as ações.

Um dos momentos mais marcantes foi o encerramento cultural, realizado na sexta-feira, dia 16 de maio, com o evento aberto ao público. A noite contou com: apresentação musical ao vivo com o grupo Tocando em Frente; Feira Gira Arte, valorizando o artesanato local; Exibição do filme documental São Marino e Bate-papo com a cineasta e escritora Leide Jacob diretora do curta.

Leide Jacob, que passou a adolescência em Ituverava, também participou de uma conversa com os alunos pela manhã, onde apresentou seu livro Laranja Tanajura – Meus Haikais e outros versos e falou sobre acessibilidade literária, produção cultural e sua trajetória entre o audiovisiaul e a literatura.

O documentário São Marino, exibido à noite, aborda a vida de Marino, uma pessoa transmasculine canonizada como Santa Marina, promovendo uma ressignificação da personagem histórica e abordando temas como identidade de gênero, fé e direitos humanos.

A exibição foi seguida de um debate enriquecedor conduzido pelo Professor Thiago Galerani e contou com a presença da compositora Luciana Teoro, responsável pela trilha sonora do filme.

“A Semana Paulo Freire foi um verdadeiro encontro entre saberes, expressões artísticas e inclusão. Mais do que um evento, tornou-se uma experiência transformadora que reafiram a missão da Etec em oferecer uma educação pública de qualidade, sensível às questões sociais e capaz de formar cidadãos conscientes, criativos e participativos”, afirmou o diretor, professor Leandro Rondado.