Mutirão contra à Dengue foi realizado em bairros e distritos

O Mutirão de Combate à Dengue é uma iniciativa da Prefeitura de Ituverava e da Secretaria da Saúde, com apoio da Secretaria de Obras, para intensificar à prevenção contra à Dengue em Ituverava e distritos.

Nessa semana, os Agentes de Endemias, Agentes Comunitários de Saúde e a equipe da Secretaria de Obras, realizou o Mutirão nos bairros Conjunto Julieta Maria do Vale, Estação, Parque do Trevo, Vila Zelinda, Bairro Eurico Lucio Henrique, Jardim América, Jardim Bela Itália, Jardim Vale do Carmo, Jardim Paulo Lopes, Jardim Modelo, Jardim Pouso Alto, Jardim Malú, Jardim Alto da Cidade, Jardim Santa Cecília, Benedito Trajano Borges, Conjunto Lucio Adalberto Lima Machado, Jardim Primavera e Jardim Regina Ribeiro dos Santos.

Além disso, na quinta-feira, dia 15, o mutirão foi realizado nos distritos de São Benedito da Cachoeirinha e Capivari da Mata, e na sexta-feira, dia 16, no distrito de Aparecida do Salto.

Esse trabalho é mais uma ação realizada pela Vigilância em Saúde para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Além disso, a equipe segue realizando diariamente o trabalho de rotina, visitando casas e locais estratégicos, orientando a população, e acompanhando o trabalho do M.I Aedes.

Diante do alto número de casos de Dengue em todo o país, a Secretaria da Saúde reforça a importância do apoio da população nessa causa. A prevenção em casa é fundamental, com ações simples que impedem o acúmulo de água parada, e, assim, focos do mosquito. Entre as principais medidas de prevenção estão: Eliminar recipientes com água parada, como vasos de plantas, pneus velhos, garrafas e calhas entupidas; Tampar caixas d’água, tonéis e outros reservatórios; Limpar semanalmente os pratos de vasos de plantas, trocando a água e esfregando as bordas; Evitar o acúmulo de lixo e manter sacos bem fechados; e Usar repelentes e instalar telas de proteção nas janelas.

Além disso, é importante estar atento aos sintomas da dengue, como febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e manchas na pele. Em caso de suspeita, procure uma unidade de saúde e evite a automedicação.