Na quinta-feira, dia 15 de maio, a Secretaria da Saúde, através do Ambulatório de IST (Infecções Sexualmente Transmitiveis) /AIDS e Hepatites Virias de Ituverava, promoveu uma importante palestra sobre Os Desafios do Pré-Natal do Homem e Da Mulher e sobre Sífilis Congênita.
O evento foi realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Fafram, e contou com a presença de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais da saúde de Ituverava, Aramina, Buritizal, Igarapava, Miguelópolis, Guará, Rifaina, Sales de Oliveira, Jeriquara e Pedregulho.
A abertura do evento foi realizada pela enfermeira e coordenadora do ambulatório de IST/AIDS e Hepatites Virais, Fernanda Galdeano; pela secretária da Saúde Raquel; e pelos representantes da Fafram, Luciano Costa e Sérgio Chicote.
O evento contou com a palestra da médica infectologista do ambulatório de IST/AIDS e Hepatites Virais, dr. Giovanna de Cúrcio Garnica.
A sífilis congênita, principal tema abordado na palestra, é uma infecção transmitida da mãe para o bebê durante a gestação ou no parto. É uma IST (Infecção Sexualmente Transmissível) que pode ter consequências graves para o bebê se não for tratada adequadamente durante a gravidez, e que nos últimos anos vem aumentando significativamente.
A secretária da Saúde, Raquel Rezende, falou sobre o evento. “Essa capacitação foi um momento muito importante para qualificarmos os profissionais e melhorarmos a qualidade dos serviços prestados à população. Quero parabenizar a equipe do ambulatório de IST/AIDS e Hepatites Virais por essa grande iniciativa, e agradecer todos os profissionais de Saúde que estiveram presentes em nosso evento”, ressalta Raquel.