A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ituverava) iniciou uma campanha para compra de instrumentos para desenvolvimento do projeto “Harmonizando vidas: A Importância da Música no Processo de Aprendizagem, Socialização e Cuidados às Pessoas com Deficiência”, que teve início em dezembro de 2023.
Para compra dos instrumentos para a Fanfarra dos alunos, a instituição realizou o 4º Festival da Pizza que foi um sucesso de adesões por parte da população ituveravense e regional, que resultou na aquisição dos equipamentos.
As pizzas foram vendidas por membros da Loja Maçônica 16 de Julho, diretores, colaboradores e amigos da APAE e adquiridas por apoiadores da causa que retiram na entidade no sábado, dia 10 de maio, quando também já puderam conferir os instrumentos.
Conforme explicou o presidente Sebastião Rodrigues Caravalho Neto, o Projeto da Fanfarra na APAE de Ituverava tem a finalidade de promover o contato dos assistidos com instrumentos de Percussão, de Melodia e de despertar as potencilialidades da pessoa com deficiência para a música.
Além disso tem a finalidade de inclusão social. “A previsão de iniciarmos será no segundo semstre de 2025 e o projeto será abrto a todos os alunos assistidos pela APAE de Ituverava”, adianta.
“A formação da Fanfarra da APAE de Ituverava será de 20 músicos, serão realizadas aulas práticas com os assistidos e farão parte do grupo aqueles que conseguirem desenvolver as habilidades necessárias”, informa o presidente.
O responsável por ministrar as aulas será o professor de Música do Projeto “Harmonizando Vidas” Samuel Andrade. Será ele também quem vai Orquestrar/Rearranjar as Canções e dias a definir.
“Com este projeto vamos proporcionar aos assistidos a oportunidade de desenvolvimento cognitivo, socialização e autoestima” ressalta o presidente. “A expectativa é que o Projeto possa aproximar a comunidade da instituição e com isso ajudar a movimentar a Cultura da nossa cidade”, conclui Sebastião.
Foram comprados com a renda do Festival da Pizza os instrumentos: duas Liras Marciais de 29 teclas, dois trombetes, dois slads com bag e bocal, quatro bombos, quatro caixas de repique, duas caixas de guerra, dois surdos de 30cm, dois surdos de 40 cm, dois partes de prato e 16 talabardes.
Sebastião agradeceu todos que de forma direta e indireta contribuíram pelo sucesso da campanha.
“Somos sempre gratos à população de Ituverava que todas as vezes que convidada a ajudar a APAE o resultado é positivo, esperamos retribuir em breve com as apresentações de nossa Fanfarra para que todos possam assistir e, o mais importante: ser mais um método de evoulação para nossos queridos alunos e assistidos”, completou o presidente.

