A Prefeitura de Ituverava, através da Secretaria da Saúde, está dando continuidade nas ações em combate à Dengue em Ituverava e distritos.
O trabalho está sendo realizado diariamente pelos profissionais da Secretaria da Saúde, que desempenham durante todo o ano ações para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Nessa semana, foram promovidas mais duas etapas do Mutirão em Combate à Dengue. Nos últimos dias, a ação percorreu os bairros: Centro, Vila São Jorge, Parque São Domingos, Parque dos Esportes 1 e 2, Largo do Rosário, Vila Nossa Senhora Aparecida, Jardim Joaquim Ribeiro de Paula, Jardim José Ribeiro de Matos, Jardim Guanabara 1 e 2, Cohab Jones Borges do Nascimento (Guanabara 3), Jardim Parque Universitário, Cohab Berlindo de Paula Freitas (Guanabara 4), Conjunto Carminha Sandoval, Conjunto João Ataíde de Souza (Nosso Teto), Vila Celina, Conjunto Archibaldo Moreira Coimbra (COHAB), Vila Galize, Conjunto Julio Cavalari (CECAP) 2 , Jardim Morumbi, Jardim Marajoara, Vila São Francisco, Vila Prado, Jardim Haley, Jardim Flórida e Parque das Nações.
Na próxima semana, o Mutirão que está sendo realizado em parceria com os Agentes de Endemias, Agentes Comunitários de Saúde e a Secretaria de Obras será realizado em outros bairros e distritos. A programação pode ser acompanhada pelas redes sociais da Prefeitura de Ituverava.
Além do Mutirão, a Vigilância em Saúde também está realizando constantemente o acompanhamento do método M.I Aedes, que realiza semanalmente o relatório da presença do mosquito Aedes aegypti no município, através das mais de 150 armadilhas instaladas na cidade.
A Secretaria da Saúde e a Vigilância em Saúde de Ituverava ressaltam que, além desse trabalho, é fundamental que a população se atente aos cuidados básicos, como: cobrir caixas d’água, cisternas, poços e evitar entupimentos de calhas; vedar com cimento os cacos de vidro nos muros que podem acumular água; colocar em sacos plásticos, fechar e colocar no lixo copos descartáveis, embalagens, tampas, cascas de ovo e tudo que possa acumular água; não deixar pneus expostos ao tempo, nunca permitindo acúmulo de água dentro deles; usar cloro em piscinas, limpá-las com frequência e cobri-las quando não estiverem em uso; limpar as bandejas externas das geladeiras e ar-condicionado; esvaziar garrafas, latas e baldes e guardá-los em local coberto; guardar garrafas pet e de vidro sempre com a boca para baixo, e guardá-las em local coberto; lavar semanalmente, com bucha, sabão e água corrente, os vasilhames de alimentação de animais; lavar os pratinhos dos vasos de plantas e colocar areia até a borda; evitar plantas como as bromélias, que acumulam água; entre outras ações.
Em casos de suspeita de Dengue, a orientação é para que a população procure a Unidade de Saúde mais próxima do seu bairro para realizar o tratamento adequado e a notificação do caso, para acompanhamento das autoridades de Saúde.