Segura e atualizada anualmente, a vacina ajuda a evitar formas graves da doença
Neste sábado, dia 10 de maio, a Secretaria de Saúde fará uma campanha especial de vacinação em Ituverava e distritos. A ação vai vacinar o público-alvo das campanhas contra a Influenza, HPV, e Meningocócica ACWY, no sábado, das 08h às 16h.
Os pontos de vacinação serão: Praça 10 de Março, Centro de Sáude, Unidade de Saúde da Cohab, Unidade de Saúde de Guanabara, Unidade de Saúde de São Benedito da Cachoeirinha, Unidade de Saúde de Aparecida do Salto e Unidade de Saúde de Capivari da Mata.
Para se vacinar, é necessário apresentar o CPF e a carteira de vacinação, além dos documentos que comprovem o público-alvo.
Público alvo
A Vacinação contra a gripe tem como público alvo: Crianças de 6 meses a 5 anos de idade; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; professores e trabalhadores de instituição de ensino básico à superior; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis; pessoas com deificiência permanente; caminhoneiros e trabalhadores portuários; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo; funcionários do sistema de privação de liberdade; e a população privada de liberdade.
Devem vacinar-se contra a HPV e Meningócocica ACWY: Crianças e adolescente de 09 a 14 anos.
Importância
Apesar de a vacina já estar incluída no Calendário de Vacinação, é importante a realização do ‘Dia D’ de imunização contra a influenza antes do período de maior circulação do vírus que ocorre no inverno com baixas temperaturas.
A meta é alcançar 90% de cobertura vacinal entre os grupos elegíveis (crianças, gestantes e idosos), prevenindo complicações, internações e mortes causadas pelas infecções pela doença. Até o momento, a cobertura entre os grupos proprietários no Estado de São Paulo é de 16,1%.
“A vacinação é a maneira mais eficaz de se proteger contra a gripe. Segura e atualizada anualmente, a vacina ajuda a evitar formas graves da doença, especialmente proque o vírus da Influenza sofre mutações frequentes e exige constate monitoramente”, explica Tatiana Lang D’ Agostini, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da SES.
A duração de proteção da vacina é de aproximadamente um ano, depedendo da resposta imunológica individual de cada pessoa. Por isso, é importante se vacinar todos os anos, já que o vírus muda com frequência e a vacina é atualizada para acompanhar essas mudanças, portanto, é necessário receber a dose todos os anos.