Veículo movido a gás com tecnologia de coleta lateral gera ganhos em eficiência operacional, segurança e sustentabilidade
O Município de São Paulo está iniciando testes de uma nova tecnologia que promete transformar o modelo de coleta de lixo urbana. Trata-se de um caminhão Scania P 280 6×2 movido a gàs (preferencialmente, com gás biometano), equipado com um coletor de lixo lateral desenvolvido pela empresa BUSA, do interior paulista, presidida pelo empresário ituveravense Engenheiro Luiz Carlos Rodrigues “Busa”.
A grande inovação é que o sistema elimina a necessidade de garis para carregar manualmente os resíduos, trazendo ganhos em eficiência operacional, segurança e sustentabilidade.
O veículo, que já está em operação experimental em algumas regiões do estado, utiliza um braço mecânico que coleta os recipientes diretamente das calçadas (a partir de caixas configuradas para esta operação) e o despeja dentro do compactador.
Essa tecnologia, comum em países europeus, é vista como um passo importante para modernizar a coleta de lixo no Brasil, reduzindo custos e aumentando a produtivididade.
Segundo Marcelo Gallao, diretor de desenvolvimento de negócios de Scania Brasil, o projeto é fruto de uma parceria entre a montadora, a BUSA – qie produziu o implemento – eo cliente Urbis, responsável pela operação junto à prefeitura.
“É o primeiro coletor lateral a gás que estamos colocando em teste no Brasil. O veículo foi adaptado especialmente para este tipo de coleta, onde o gari não é necessário para o carregamento”, explica Gallao.
O Scania P 280 é reconhecido por sua eficiência energética e menor emissão de poluentes.
Movido a gás natural fóssil ou biometano renovável, o modelo oferece uma redução significativa de emissões de CO2 em comparação a caminhões movidos a diesel quando abesteido com biometano – uma preocupação cada vez mais presente nos contratos públicos de coleta de resíduos. Fonte: Frota News.
