A Fafram (Faculdade Doutor Francisco Maeda) de Ituverava sediará nos dias 10 e 11 de maio, sábado e domingo seguintes, a partir das oito horas, o 3º Circuito de Exposições de Cães do Interior Paulista.
O evento é promovido pelo Kennel Clube de Ribeiro Preto e Kennel Clube Campineiro em parceria com a Federação Cinófiça de São Paulo, Confederação Brasileira de Cinolfilia e Federation Cynologique Internacionale.
O Circuito é aberto ao público, trazendo para a cidade as raças mais qualificadas. A etapa é valida para o ranking nacional contando com juizes de nível internacional para os julgamentos. São aguardados expositores e animais de todo estado de São Paulo, outros estados e até estrangeiros.
Nos circuitos comparecem criadores de animais de raça pura com pedigree pela Federação Internacional, sendo que a participação de cada animal vai de acordo com a classe, podendo ser inicial, jovem ou de grandes campeonatos que são para cães que ja iniciaram a aquisição de título no circuito nacional.
Para se ter uma ideia estão previstos para estarem presentes expositores de raças como Pasotr Shetland, Cão de Crista Chinês, Akita, Schnauzer Gigante, Bull Terrier, Spitz Anão, Bernesse Montain Dog, Box e Chow Chow, além de mais comuns na região como Pinscher, Doberman, Labrador, Chiuaua, Pointer, Weimaraner e Setter. Cada uma com sua particularidade, tanto de estética quanto de saúde.
Será a terceira vez que Ituverava recebe o Circuito, sendo a segunda realizada na Fafram. De acordo com o veterinário do evento e professor do Curso de Medicina Veterinária da Fafram, Dr. Cleber Jacob de Paula, este evento já foi realizado em muitos municípios da região, porém Ituverava proporcionou aos Kennel Clubs melhores acomodações e receptividade.
“A Fafram, junto à sua diretoria nunca mediu esforços em fazer um evento cada vez mais grandioso. Esta será a segunda vez que a instituição recebe o circuito e na primeira já foi reconhecida como uma das melhores estruturas do circuito”, afirma.
De acordo ainda com o veterinário, a cidade de Ituverava tem muito a ganhar com este evento, rede hoteleira, bares e restaurantes com maior movimento. “A exploração turística tem uma maior visibilidade nacional e internacional, pois receberemos criadores de outros países”, explica.
Com este evento a Fafram também tem a oportunidade de demonstrar todo seu potencial, seja sediando uma exposição deste gabarito, como apresentar suas instalações e oportunidades aos alunos. “Com isso a Fafram é cada vez mais reconhecida em nível nacional”, afirma Cleber. Este ano, a expectativa é que a população ituveravense também compareça e prestigie.
“São poucos eventos deste nível que cidade recebe, além de conhecer mais sobre as raças, o conhecimento sobre a importância da criação para manutenção destas, inclusive na preservação de certas raças que já poderiam nem existir mais”, afirma o professor.
Ele ressalta ainda que no evento a população poderá fazer contatos com criadores das mais variadas raças de cães e desfrutar de uma praça de alimentação
As expectativas, portanto, são as melhores possíveis. “Assim como na última edição realizada na Fafram é esperado um número alto de expositores, com nomes reconhecidos internacionalmente”, destaca o veterinário do circuito.
Também será uma oportunidade para os alunos do curso de Medicina Veterinária da instituição. “Os alunos terão oportunidade de conhecimentos que vão além de uma faculdade de medicina veterinária e para a população um final de semana muito agradável, principalmente àqueles que amam animais”, conclui.
Além dele, o Kennel Clube conta como membros, o ituveravense Leandro José Gir Cola e sua esposa Inaue T.B. Gir Cola. A realização ainda tem os apoios da Laço Forte, Farmina Pet Foods e DrogaVet.