Aconteceu nos dias sete e oito de maio no campus da Fafram (Faculdade Doutor Francisco Maeda) de Ituverava, a Expo Fafram 2025.
O evento foi marcado pelo sucesso de visitas no momento, que a instituição pôde apresentar seus cursos para os alunos das escolas públicas e particulares da região, bem como esteve com as portas abertas para a comunidade poder conhecer de perto os projetos existentes na instituição que é nota máxima nas avaliações do MEC.
A abertura aconteceu na noite de quarta-feira, dia sete, contando com as presenças de diretores e conselheiros da Fundação Educacional de Ituverava, autoridades, professores e coordenadores de cursos, além de representantes de entidades.
O evento foi prestigiado pelo presidente da FE, Paulo Cesar da Luz Leão, diretor executivo José Eduardo Mirandola Barbosa, vice-diretor executivo Luiz Miguel Ribeiro Moysés, tesoureiro Vicente Paulo Vieira, procurador jurídico José Walteneor Mauad Júnior, secretário da Executiva Roberto Inácio Barbosa, secretário do Conselho Gabriel Souza Freitas e conselheiros André Brandão Mansano, Marcelo Costa Teoro, Alexandre de Oliveira Cirilo, Sueli Mine Hoo e Guilherme Ribeiro Rocha Chavaglia que também é presidente do Sindicato Rural de Ituverava.
Estiveram presentes ainda o chefe de gabinete do município Paulo Antônio Rodrigues Souza, representando o prefeito Luiz Araújo que visitou o campus na manhã do primeiro dia, e os secretários municipais Vinícius Marins (Educação), Márcio Nogueira (Cultura), Nagib Miguel (Indústria e Comércio), Nailson Vaz (Obras) e Alfredo Adriano Augusto Júnior (superintendente do SAAE).
Também compareceram o vereador Marcelo de Oliveira Cirilo (Kuru) e a presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Ituverava, Laís Chiconelli Selani, entre outras autoridades e convidados.
O diretor da Fafram, professor Doutor Roberto Inácio Barbosa Filho (Betô) explicou que, a Expo Fafram é um evento previsto no calendário anual de atividades da instituição, e tem como objetivo apresentar à comunidade, em especial aos alunos do ensino médio, a estrutura dos cursos, com todos os diferenciais que levaram a alcançar a nota máxima na avaliação do MEC.
“Sentimo-nos motivados em cumprir nosso papel social de prestar serviços educacionais e culturais de qualidade não apenas aos nossos alunos, mas à toda sociedade local e regional”, declarou Roberto Filho.
De acordo com o diretor, a Expo Fafram foi um grande sucesso por atender plenamente o propósito da Fundação Educacional de Ituverava, entidade mantenedora da Fafram.
“Quando pensamos na elaboração de um projeto, levamos em consideração diversos elementos, dentre os quais se destacam os princípios institucionais da Fundação Educacional de Ituverava, de oferecer educação qualitativa e inclusiva, cumprindo com seu dever social”, ressaltou.
Para o diretor, o sucesso é credenciado à união de todos envolvidos direta e indiretamente. “A Fafram é uma grande família, e todos são protagonistas do projeto, a começar pelo trabalho invisível que antecede o evento, com os funcionários que preparam o local cuidadosamente, o planejamento estratégico do marketing, o cuidado em buscar parcerias de qualidade, passando pelo atendimento e acolhimento oferecido aos visitantes, a dedicação dos coordenadores, professores e alunos envolvidos, bem como dos parceiros que participam”, reconhece.
Conforme explicou Betô, o envolvimento dos alunos também foi fundamental para o sucesso do evento. “Cada curso desenvolve atividades relacionadas à área de atuação, com a preparação realizada pelos próprios alunos, por meio dos diretórios acadêmicos, ligas, grupos de estudos e afins, tudo sob a orientação dos coordenadores e professores”, informa.
Ele enalteceu ainda importância da maciça presença de alunos das escolas públicas, particulares e Etecs de Ituverava e região. “A visita presencial é diferenciada por oferecer ao aluno uma grande oportunidade de conhecer as peculiaridades de cada curso, contribuindo, assim, para definir a carreira que pretende seguir”, concluiu.



















