Nos dias dois, três e quarto de maio, o município de Ituverava foi palco de um importante movimento de conscientização sobre a saúde mental materna e o cuidado com as mulheres: a Campanha Maio Furta-Cor. A iniciativa foi organizada pelo grupo Cracks do Beach e pela psicóloga Lívia Maria, representante oficial do movimento no municipio, e contou com a parceria do Instituto Valorização da Vida de Ituverava (IVVI).
A campanha teve início com a realização de um Campeonato de Beach Tenis na quadra do Avenida Beach 02, reunindo atletas e simpatizantes nas categorias feminino, masculino e misto.
Mais do que um evento esportivo, o torneio foi um espaço de diálogo e acolhimento, integrando a comunidade em torno de um tema essencial: a saúde emocional das mulheres, com foco especial na saúde mental materna.
O evento também foi marcado por momentos de escuta, falas de conscientização e reflexões sobre is desafuis enfrentados pelas mulheres em meio às pressões sociais e invisibilidades que impactam seu bem-estar.
As doações arrecadadas durante a ação foram destinadas ao IVVI, fortalecendo os projetos sociais da instituição que atua diretamente na promoção da vida, do cuidado e da convivência saudável.
Durante os três dias de programação, os participantes foram recepcionados com um café da manhã especial, fruto a solidaeridade e parceria com o Supermercado Liberdade, responsável pela doação e organização dessa acolhida.
Fica ainda o agradecimento dos organizadores a todos os patrocinadores e apoiadores que tornaram essa ação possível: Cresci e Perdi, Pastéis Vandin, Daniel San, Grupo Mine, Unimed Norte Paulista, Farmácia Artesanal, Marielle TopPoca, Fernanda Pilotto, Óticas Carol, Puro Gelato, Dra. Táis Chibini, Cardoso Gastromed, Ipê 3 Investimentos e Universidade Cruzeiro do Sul.
A prograação do Maio Furta-Cor em Ituverava continua. Para tanto, o IVVI convida todas as mulheres da cidade e região para a IV Jornada de Maio Furta-Cor, que será realizada no dia 24 de maio de 2025, na sede do Núcleo de Apoio à Família “José Plínio Romanini (NAF). O evento contará com palestrantes convidados e será mas uma oportunidade de acolhimento, fortalecimento e escuta.
O Maio Furta-Cor representa um novo olhar sobre a saúde mental das mulheres – mais empático, humano e inclusivo. Em Ituverava, esse movimento ganha força graças a união entre a sociedade civil, profissionais da saúde, rede de apoio e instituições como o IVVI, que reafiram seu compromisso com a valorização da vida em todas as suas formas.