A Câmara Municipal de Ituverava aprovou por unanimidade em sessão ordinária realizada na noite de 22 abril, Moção de Apoio ao Movimento Popular Dentistas do SUS, ao piso salarial dos médicos e cirurgiões-dentistas.
A matéria teve autoria da vereadora Andreá Fonseca Yamada Scotte, que destacou sendo de grande relevância, pois visa, a majoração do salário mínimo dessa classe, garantindo maior valorização desses profissionais essenciais para a saúde da população.
A autora ressaltou que estava atendendo pedido da ex-vereadora Dra. Ana Paula Yanosteac Rodrigues Mário que apresentou a mesma Moção na Legislatura anterior, contudo, delcarou “honrada por acreditar ser um movimento jsuto que tem por finalidade reconhecer a importância dos profissionais.”
Na sessão de terça-feira, dia seis de maio, dentistas da rede municipal compareceram na Câmara para agredecer ao apoio do Legislativo Municipal. O espaço Tribuna Livre foi requerido e usado pelo dentista Dr. Mauro de Moura que agradeceu e pediu aos vereadores de Ituverava que encaminhassem a moção para deputados de seus partidos a fim de fortalecer o movimento. A Moção foi acompanhada pela justificativa. Leia abaixo.
Justificativa
A luta é contra o aviltamento profissional do cirurgião-dentista que atua na ponta e se sente esquecido, menosprezado e desrepeitado como profissional essencial do SUS – Sistema Único de Saúde. Sabemos da importância do trabalho desenvolvido por esses profissionais, bem como da necessidade de se fixar uma remuneração condizente com o trabalho desenvolvido.
Existem dois projetos de leis no Congresso Nacional: 1365/22 do Senado Federal, que propões atualizar o piso salarial dos cirurgiões-dentistas e o 765/15 da Câmara dos Deputados, também busca corrigir o piso salarial defasado. O Projeto de Lei 1365/22 já teve uma audiência pública no Senado Federal e aguarda levantamento de impacto financeiro e orçamentário do Minsitro da Fazenda.
Que possamos nos unir em busca dessa reinvidicação da classe que há anos estão leiteando essa tão merecida correção salarial. Não se consegue nenhum grande objetivo sme muita luta, união, paciência e determinação. Pela primeira vez os profissionais de Odontologia estão se unindo e saindo da inércia e o objetivo está sendo alcançado.
O nosso agredecimento a todos os parlamentares envolvidos na valorização dessas classes profissionais tão importantes para a saúde. Que se dê ciência aos Presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, a imprensa escrita e falada.