A Fafram (Faculdade Doutor Francisco Maeda) mantida pela Fundação Educacional de Ituverava promoveu durante a semana, o II Simpósio Agronômico. O evento teve como tema “Manejo, Adubação e Conservação do Solo”.
A abertura aconteceu na noite de segunda-feira, dia 14 de abril, no salão nobre da FE, onde estiveram presentes o diretor da Fafram, professor Doutor Roberto Inácio Barbosa Filho, a coordenadora do curso de Agronomia, professora Doutora Lívia Cordaro Galdiano Chiconi, a coordenadora geral da FE, Lidiane Kanesiro, o secretário do conselho do FE, Dr. Gabriel Freitas, presidente do Sindicato Rural de Ituverava Guilherme Ribeiro Rocha Chavaglia e o diretor da MKT Agrícola Kenjiro Mine.
Para ter uma ideia da qualidade dos participantes, a programação de palestras teve no primeiro dia a apresentação do Dr. Alberto Carvalho Filho, professor doutor titular do Departamento de Agronomia da Universidade Federal de Viçosa abordando “Capacidade de uso da Terra”, na noite de segunda-feira, dia 14.
Dando sequência, na noite de terça-feira, aconteceu a palestra com Vinícius Silva, representante de Desenvolvimento de Produtos e Especialização em Cafeicultura sobre o assunto “Manejo de Solo para Cafeicultura”.
Na mesma noite, em seguida, foi a vez do Dr. José Marques Júnior, professor doutor da UNESP Campus de Jaboticabal. Ele possui experiência em Ciência do Solo, com ênfase em mapeamento de atributos por técnicas indiretas e falou sobre “Saúde do solo – Base para a produtividade sustentável”.
Conforme explicou a coordenadora do curso, professora Dra. Lívia, o Simpósio teve início no ano passado, com o objetivo de juntar os grupos de estudos da Agronomia com o Diretório Acadêmico para juntos organizarem mais um evento científico para a comunidade acadêmica e proporcionar aos agricultores, alunos e empresas do setor um encontro agradável e de trocas de conhecimento.
Segundo ela, o tema do Simpósio desse ano foi escolhido, por meio de votação, pelos alunos do curso. “Tratar e conservar os solos é um tema atual, que caminha junto com a sustentabilidade no setor agrícola”, destacou.
Para a coordenadora, o evento é de extrema importância para os alunos, pois permite o contato com empresas do setor agrário, facilitando o contato para o mercado de trabalho e importante para a Faculdade, pois através desse contato fortalece ainda mais o nosso objetivo que é colocar nossos alunos mais preparados para enfrentar desafios.
“Também para a comunidade é importante, pois fortalecendo nossa instituição, fortalecemos o comércio local e consolidamos a força da nossa Fafram”, completa Dra. Lívia.