Palestra faz empresários e estudantes refletirem sobre Reforma Tributário

Evento foi promovido pela ACII em parceria com FFCL e Fafram no Salão Nobre da Fundação Educacional

Aconteceu na noite de quinta-feira, dia três de abril, a palestra “Formação de Preços no Novo Sistema Tributário: do Custo ao Preço Final”. O evento, que reuniu empresários e estudantes de Administração e Ciências Contábeis, foi realizado no Salão Nobre da FFCL, onde puderam refletir sobre a nova Legislação que entrará em vigor em 2026 e a necessidade de se preparar para o período de transição entre o atual sistema e o novo.

Ministrada pelo advogado tributarista e empresário Frederico Amaral, foi promovida pela ACII (Associação Comercial e Industrial de Ituverava) em parceria com a FFCL (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava) e Fafram (Faculdade Doutor Francisco Maeda) com apoio da Fundação Educacional.

O palestrante, além de advogado tributarista, há 16 anos iniciou com empresa de tecnologia focada em auditoria digital utilizando o que a receita usa para fiscalizar os contribuintes com a finalidade de orientar seus clientes.

“A gente começou há 16 anos em uma empresa que simulava a malha da receita e entendendo como que a fiscalização atua e dando para os empresários, contadores, advogados e quem trabalha na área tributária para poderem se antecipar a visão do fisco e fazerem cruzamento de informações, análises e desde essa época tenho me dedicado a esta área de auditoria digital para ganho de competitividade nas empresas”, contou.

Sua presença em Ituverava foi motivada por estar na região, onde participou da Conferência Tributária que aconteceu em Ribeirão Preto e, no dia seguinte, sexta-feira, dia quatro ter palestrado também no evento de corpo nacional. “Aproveitei que estava na região e estava devendo uma visita aqui na Faculdade e aproveitei para conciliar esta palestra”, ressaltou.

Segundo ele, o tema foi escolhido devido à chegada da reforma tributária, o modo com que as empresas vão precificar na formação de preços e que vai mudar bastante.

“Com a mudança na Legislação mudam-se os parâmetros também para você verificar, se os preços que você está praticando é saudável, se as suas margens estão preservadas ou se você está com prejuízo corroendo sua empresa”, explicou.

“Então é importante que o empresário se atente para que a partir de 2026 a gente comece uma caminhada rumo à mudança definitiva do Sistema Tributário que está sendo construído sobre outras bases e o empresário que não entender isso, ele vai fatalmente tributar errado e precificar errado seus produtos e isso pode ser prejudicial para a sustentabilidade da sua empresa”, alertou.

“Portanto, a precificação é uma coisa que tem angustiado os empresários e pouca gente fazendo movimento concreto sobre isso, mas a gente começa a partir deste ano com os testes para nova nota fiscal eletrônica e partir do ano já começa a funcionar no ambiente de teste mais efetivo e de 2027 para frente a gente já começa com a transição real do sistema atual para o novo sistema tributário”, informou.

Para o palestrante, no entanto, quem se antecipar vai ter uma vantagem competitiva enorme. “Porque eu acho que não é sobre a mudança da legislação em si, é sobre aquele que conseguir antever o que vai acontecer e tomar as medidas agora porque vão refletir no seu negócio”, esclareceu.

Amaral adiantou que muitas vezes para manter sua margem a empresa tem que mexer em sua estrutura de custo e muitas vezes terá que ver sua cadeia de fornecimento, o que não são coisas que se conseguem fazer da noite para o dia. “Então é preciso antever o que está acontecendo para você começar a planejar seu futuro”, afirmou.

O palestrante, porém, observa a Reforma como benéfica. “Eu vejo com bons olhos, nós não teremos um aumento de carga global. Simplesmente vai haver uma redistribuição. A tendência é que comércio e indústria sejam mais favorecidos e os serviços sejam menos favorecidos”, explicou.

“Mas até chegarmos nesta reforma vamos passar por um período infernal e de turbulência gigante que é este período de transição e depois tende a ter uma coisa mais estável do que é hoje porque simplificou mas continuou com algumas complexidades, mas neste período de transição teremos que conviver com os dois sistemas paralelos que são diferentes e vamos ter um período complicado”, declarou.

Sobre o evento, ele destacou ter sido “maravilhoso quando a comunidade se mobiliza e a gente vê a classe empresarial junto com a comunidade acadêmica se interessando por este tema que vai abrir muita oportunidade para vários destes estudantes e abrir estratégias para os empresários”.

“Vejo com muito bons olhos esta união e fiquei muito feliz quando o professor Cláudio Tavares da FFCL me informou que a Associação Comercial de Ituverava iria participar e apoiar porque esse encontro da comunidade acadêmica com os empresários da região é extremamente benéfica”, comentou.

“Estou muito feliz com a recepção que tive aqui, com a organização do evento, fizemos em um tempo recorde e espero que possamos contribuir com informações úteis e relevantes para que a classe empresarial possa se antecipar e tomar algumas decisões que realmente possam fazer diferença daqui alguns anos”, concluiu Frederico Amaral.

A palestra foi prestigiada pelo presidente da FE Paulo Cesar da Luz Leão, secretário do Conselho Gabriel Souza Freitas, vice-diretor-executivo Luiz Miguel Ribeiro Moyses, diretora da FFCL professora Doutora Luciana Moreira Inácio, Diretor da Fafram professor Doutor Roberto Inácio Barbosa Filho “Betô”, presidente da ACII Gerson Fontebassi da Silva, tesoureiro e presidente do Sincovami Edelberto Diniz Costa, diretor industrial da ACII e conselheiro da FE Mauricio José Rubira, diretora de serviços Cecília Correia de Menezes e membro do Conselho Fiscal da ACII e Contador Adriano Wakayama.