A endocrinologista e metabologista ituveravense, Dra. Deborah Akemi Lusvarghi Katori (CRM-SP 200.196) é formada em Medicina há seis anos pela Universidade de Patos de Minas, além deduas residências médicas: dois anos em Clínica Médica e dois anos em Endocrinologia, ambas no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
Atualmente ela está se especializando em Medicina do Estilo de Vida. “Acredito que essa abordagem é imprescindível para um cuidado integral e para a prevenção de doenças, promovendo não apenas o tratamento, mas também a melhoria contínua da qualidade de vida dos pacientes”, ressalta.
Em entrevista a médica fala sobre o que motivou a escolha da profissão e da especialidade, e a importância do profissional de endocrinologia na prevenção e tratamento de comorbidades e, o que motivou atuar profissionalmente me Ituverava, sua terra Natal.
Ela possui Registro de Qualificação Especialista (RQE 128.253/128.254) e também é Titulada pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – SBEM. Filha de Ricardo Saburo Katori e Regina Maria Lusvarghi Katori, tem a irmã Dra. Raquel Thiemi Lusvarghi Katori, médica em Porto Seguro.
Progresso: Há quanto tempo a senhora é médica? Onde formou-se? Por que escolheu a profissão?
Dra. Deborah Akemi Lusvarghi Katori: Sou médica formada há seis anos, tendo concluído o curso de Medicina pela Universidade de Patos de Minas, com formação no ano de 2018. Acredito que escolhi a medicina por influência familiar, já que somos 10 primos médicos e o tema da medicina sempre esteve presente nas reuniões de família. Além disso, tive a influência mais próxima da minha irmã mais velha, na qual acompanhei toda a sua trajetória na medicina desde a infância.
Progresso: Por que escolheu a Endocrinologia?
Dra. Deborah: Escolhi a endocrinologia durante a residência em clínica médica porque me identifiquei com o cuidado longitudinal que ela oferece. Durante esse período, percebi que gostava de acompanhar os pacientes ao longo do tempo, oferecendo um tratamento integral e observando as mudanças na evolução de doenças crônicas. A endocrinologia me proporcionou a oportunidade de lidar com pacientes que enfrentam diversas comorbidades, o que me desafiou a desenvolver o raciocínio clínico e uma abordagem mais abrangente e personalizada.
Progresso: Como foi sua formação em Endocrinologia e como se mantém atualizada?
Dra. Deborah: Após os seis anos de faculdade, realizei mais duas residências médicas: dois anos em Clínica Médica e dois anos em Endocrinologia, ambas no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), onde tive a experiência de acompanhar casos clínicos complexos e vivenciar a realidade do dia a dia da especialidade. Após concluir a residência, fui aprovada na prova de Título pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
Além disso, tive a oportunidade de realizar um estágio na disciplina de Obesidade na USP São Paulo, onde aprendi com grandes referências brasileiras sobre o assunto.
Busco me manter constantemente atualizada por meio de muito estudo de artigos científicos e pela busca dos melhores cursos com referências sérias na área. Atualmente, estou me especializando em Medicina do Estilo de Vida, pois acredito que essa abordagem é imprescindível para um cuidado integral e para a prevenção de doenças, promovendo não apenas o tratamento, mas também a melhoria contínua da qualidade de vida dos pacientes.
Progresso: Quais tratamentos são feitos pelo Endocrinologista?
Dra. Deborah: A endocrinologia é a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento de doenças relacionadas aos hormônios e às glândulas endócrinas. Tratamos o diabetes, doenças da tireoide, obesidade, menopausa, síndrome do ovário policístico, osteoporose, além de outras doenças relacionadas a glândula adrenal, hipófise, paratireoides e pâncreas.
Progresso: O que acha importante na busca da escolha de um profissional?
Dra. Deborah: Vivemos em uma época em que a desinformação se espalha rapidamente pela internet. Informações falsas e tratamentos milagrosos são frequentemente promovidos como publicidade. Sempre oriento os pacientes a buscar o registro de qualificação do profissional Registro de Qualificação Profissional (RQE) no site do Conselho Federal de Medicina (CFM), que confirma a especialidade do médico. Além disso, é fundamental estar atento aos métodos de tratamento propostos, garantindo que sejam baseados em evidências científicas e práticas reconhecidas pela medicina. A transparência, o bom relacionamento médico-paciente e a ética profissional também são aspectos essenciais na escolha de um profissional confiável e capacitado.
Progresso: Por que escolheu Ituverava para atuar profissionalmente?
Dra. Deborah: Sou nascida em Ituverava, estudei no Meu Mudinho e no Colégio Nossa Senhora do Carmo durante a infância, mas tive que me mudar durante o início da adolescência para Araxá. Logo depois, morei em vários locais em busca de uma boa formação, estudei em Belo Horizonte, Ribeirão Preto e São Paulo. Fiquei no total, 18 anos morando fora de Ituverava, mas sempre mantive meus vínculos e sempre amei a cidade. Além disso, meu noivo João Gabriel também é da cidade, então não tive dúvidas que o meu lugar sempre foi aqui.
Progresso: Quando procurar um Endocrinologista?
Dra. Deborah: A endocrinologia é uma especialidade que faz parte da clínica médica, oferecendo um cuidado abrangente ao paciente. Tenho um grande interesse em trabalhar na prevenção de doenças e complicações de doenças crônicas, com foco nas mudanças do estilo de vida dos pacientes, razão pela qual aconselho o acompanhamento contínuo.
Cada fase da vida exige uma avaliação específica, tornando fundamental o acompanhamento médico regular, especialmente em casos de alterações no peso corporal, sintomas hormonais como cansaço excessivo e mudanças na pele, distúrbios menstruais, dificuldades de fertilidade, sintomas de diabetes, problemas relacionados à tireoide e fragilidade óssea. Essas condições podem indicar desequilíbrios hormonais ou metabólicos e, com a orientação adequada de um endocrinologista, é possível detectar precocemente e tratar esses problemas, evitando complicações e garantindo uma melhor qualidade de vida.
Endereço: Rua Benjamin Constante, 364 – Esquina com Coronel Conceição Francisco Barbosa. Fone (16) 3729-4791 e (16) 99155-3703.