III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa é realizada em Ituverava

Na quarta-feira, dia 19 de março, foi realizada a III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Ituverava, um evento de grande importância para a promoção de políticas públicas voltadas para a dignidade e bem-estar dos idosos.

Realizada pela Secretaria do Bem Estar e Integração Social e pelo Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), a Conferência foi realizada no Centro de Convivência do Idoso de Ituverava e teve como tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidades, Direitos e Participação”.

O evento contou com a presença da primeira-dama e secretária do Bem Estar e Integração Social, Fabiana Araújo; da presidente do CMDPI, Maria Laura Teixeira Lino; da diretora da Proteção Social Básica, Aline de Freitas; da diretora da Proteção Social Especial, Gabriele de Paula; além da equipe da Casa dos Conselhos, representada por Eliana Rosa e Dayane Ishikawa; idosos; e representantes de setores e instituições da cidade.

O evento teve como um dos momentos de destaque a palestra ministrada pela assistente social Gislaine Alves Liporoni Peres, que abordou questões relacionadas aos direitos e desafios enfrentados pelos idosos, com ênfase no envelhecimento multicultural e na necessidade de uma sociedade mais inclusiva.

Após a palestra, os participantes se dividiram em grupos para discutir os eixos da conferência, sendo: Eixo 1 – Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; Eixo 2 – Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; Eixo 3 – Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; Eixo 4 – Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; e Eixo 5 – Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.

As propostas levantadas durante as discussões serão encaminhadas para as Conferências Estaduais e Nacionais, onde serão debatidas entre os municípios e poderão resultar na criação de novas políticas públicas para garantir mais dignidade e qualidade de vida para os idosos.

A primeira-dama e secretária do Bem Estar e Integração Social, Fabiana Araújo, falou sobre o evento. “A realização da III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa reafirma o nosso compromisso em promover uma sociedade mais justa e igualitária para todos, reconhecendo o envelhecimento como uma fase que deve ser vivida com respeito, equidade e participação ativa. Obrigada a todos pela organização e presença nesse evento”, ressalta Fabiana.