A FFCL (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras), a FAFRAM (Faculdade Dr. Francisco Maeda) e a ACII (Associação Comercial e Industrial de Ituverava) trazem no dia três de abril quinta-feira no salão nobre da Fundação Educacional de Ituverava a palestra “Formação de Preços no Novo Sistema Tributário: Do Custo ao Preço Final”.
O tema será abordado pelo palestrante Dr. Frederico Amaral, que é advogado tributarista, autor de dois livros, co-fundador e CEO da e-Auditoria Softwares S/A, co-fundador da ABETRI (Associação Brasileira pela Ética no Tributário) e criador do perfil Empreendedor Tributário.
Por 15 anos, Frederico foi sócio de um grande escritório de advocacia, atuando principalmente no marketing jurídico e no departamento comercial. Desde 2008, dedica-se ao estudo da auditoria digital e da tecnologia aplicada ao empreendedorismo tributário.
Tema
A Descrição do tema será embasado em uma análise aprofundada da nova metodologia de formação de preços considerando a implementação do IBS e CBS.
A palestra abordará a transformação da estrutura de custos com a extinção do PIS, COFINS e ICMS, apresentando uma nova sistemática de créditos e débitos, o impacto nas margens e a necessidade de revisão das políticas comerciais.
Serão explorados casos práticos com simulações reais, demonstrando como as empresas precisam adaptar suas estratégias de precificação no novo cenário tributário.
Os pontos-chaves são: Nova composição da base de cálculo com IBS e CBS; Impacto do sistema não cumulativo amplo na cadeia produtiva; Tratamento dos créditos tributários na formação do preço; Alíquotas diferenciadas e seu reflexo nos preços Mark-up e margens no novo cenário; Efeitos da transição nas políticas comerciais; Simulações práticas de formação de preço; Estratégias para manutenção da competitividade. Esse evento é voltado para empresários, acadêmicos e profissionais interessados na área.
O Professor e Mestre em Gestão e Desenvolvimento da FFCL, Cláudio Antônio Tavares, pontua a importância da palestra para a classe empresarial e acadêmica de Ituverava.
“Primeiramente quero agradecer ao Dr. Frederico Amaral por essa oportunidade de estar na cidade e compartilhar o seu conhecimento com empresários e alunos da nossa cidade”, ressalta.
“Em especial agradecer o apoio da FFCL, FAFRAM e Associação Comercial de Ituverava que estão empenhadas em fazer um evento de excelência para Ituverava”, declara. “Essa palestra é fundamental para o empresário em geral, um tema bastante novo com a alteração no planejamento tributário. A classe empresarial deve ficar ciente dos novos tributos que virão e dos que serão extintos com essa alteração na carga tributária”, esclarece.
“Mediante a essas mudanças o empresário terá ciência do que vai refleti na precificação do produto, essa palestra ajudará o empresário a desmistificar as dúvidas se deve diminuir o preço ou aumentar devido às novas regras tributárias, essa palestra vai ajudar muito o empresário de Ituverava, estando a frente do mercado com informações privilegiadas de um especialista como o Dr. Frederico Amaral”, ressalta.
“Para a classe acadêmica de Ituverava alunos dos cursos de Contabilidade e Direito, a palestra será rica em conhecimento para ao longo dos cursos como também a finalização, muitos alunos destas áreas nos perguntam sobre esse viés tributário, que querem trilhar profissionalmente o caminho dessa área, como também alunos do curso de Administração que estão diretamente relacionados ao tema pois em seu dia a dia entender o cenário da tributação do país ajuda esse futuro profissional a tomar decisões dentro de uma empresa”, salienta o professor.
“A palestra será uma junção de informações e exemplos práticos onde o aluno estará trilhando passo a passo como funciona e como se tornará a tributação em nosso país nos próximos anos”, conclui Cláudio.
Essa semana, além do professor Cláudio, estiveram reunidos com a finalidade de promover o evento que será aberto principalmente para empresários e alunos de Administração, Ciências Contábeis e Direito, o presidente da ACII Gerson Fontebassi, o executivo Vitor Chécchia, com a coordenadora geral da FE, professora Lidiane Kanesiro e o gestor de Marketing Gustavo Baldan.