Em entrevista concedida esta semana, sobre a importância da Avaliação do MEC que classificou a Fafram com conceito de nota máxima, o diretor da faculdade, o professor Doutor Roberto Inácio Barbosa Filho “Betô” atribuiu a conquista ao nível de excelência da instituição.
Para ele, o resultado demonstra que a Fafram está no caminho certo. “Ser avaliado com a nota máxima pelo Ministério da Educação é o objetivo de todas as instituições de ensino superior”, ressalta.
O diretor destaca também a relevância da pontuação obtida para os alunos e profissionais formados e enaltece a estrutura oferecida bem como a qualidade do corpo docente composto por professores Mestres e Doutores.
Dr. Roberto comenta ainda sobre do apoio que a Fafram recebe da Fundação Educacional de Ituverava que é a entidade mantenedora da instituição de ensino.
Progresso: Qual avaliação a Fafram foi submetida? Qual órgão e o que foi avaliado?
Professor Doutor Roberto Inácio Barbosa Filho: A Fafram foi submetida à avaliação de recredenciamento da instituição, sendo a mais importante etapa realizada pelo MEC, pois avalia o modelo de ensino, metodologias, tecnologia disponível, infraestrutura e corpo docente. O conceito vai de 1 a 5, sendo que a nota máxima é concedida apenas às melhores instituições.
Progresso: Qual foi a nota e, a que fatores o senhor credencia este resultado?
Dr. Roberto: Alcançamos a nota máxima, que é 5, graças ao nível de excelência de nossa instituição, que permanece fiel ao compromisso de oferecer uma educação de excelência, refletindo na qualidade de nossos cursos, formando profissionais preparados para o mercado de trabalho.
Progresso: Qual a importância para a Fafram manter esta pontuação?
Dr. Roberto: Ser avaliado com a nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC) é o objetivo de todas as instituições de ensino superior, e mostra que estamos no caminho certo para manter a tradição que nos coloca entre as melhores do País.
Progresso: O que representa para os estudantes e profissionais formados pela instituição ter sua formação na instituição com pontuação máxima nesta avaliação?
Dr. Roberto: Ao escolher uma instituição bem avaliada pelo MEC, os alunos dão o primeiro passo na construção de seu futuro, garantindo o acesso às melhores oportunidades profissionais, já que as empresas dão preferência aos candidatos formados em instituições reconhecidas pelo MEC.
Progresso: Qual a relevância da estrutura física e equipamentos nesta avaliação? Como a qualificação do Corpo Docente influenciou nesta avaliação?
Dr. Roberto: A avaliação é extremamente rigorosa, considerando todos os aspectos da instituição, como a qualidade da estrutura física, as tecnologias e a qualificação do corpo docente (professores). Na Fafram temos a melhor estrutura, com salas de aula climatizadas e com lousas digitais conectadas à internet, laboratórios de ponta, campos de prática e experimentos, além de equipamentos de última geração. Quanto ao corpo docente, nossos professores possuem alta titulação, como Mestres e Doutores, o que reflete na qualidade das aulas teóricas e práticas.
Progresso: Como o apoio da mantenedora contribui para manter a qualidade do ensino da Fafram?
Dr. Roberto: O papel da mantenedora é essencial para o crescimento da instituição, com apoio irrestrito aos projetos apresentados, que elevam a excelência acadêmica. A Fafram é mantida pela Fundação Educacional de Ituverava, que é administrada pelo Conselho de Curadores, que tem como Presidente o Dr. Paulo César da Luz Leão, e pela Diretoria Executiva, liderada pelo Diretor Executivo Dr. José Eduardo Mirandola Barbosa. Juntamente com os demais conselheiros e membros da executiva, exercem um trabalho incansável em prol da instituição.