Cardiologista ituveravense realiza terceira residência

Dra. Beatriz Figueiredo Jorge atua na UTI Coronarianas e Cardíacas e também como preceptora na Santa Casa de Santos

A médica ituveravense Doutora Beatriz Figueiredo Jorge está realizado a sua terceira residência médica, desta vez na área de Ecocardiografia, atuando como plantonista em Unidades de Terapia Intensiva Coronarianas e Cardíacas na cidade de Santos. Ela atua também como preceptora da enfermaria de Cardiologia da SCMS (Santa Casa de Misericórdia de Santos).

Formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, já se especializou em Clínica Médica e em Cardiologia. A profissão foi escolhida por ter em casa o exemplo do pai, o conceituado médico ginecologista e obstetra Dr. José de Moura Jorge e o incentivo da mãe a professora Ângela Maria Figueiredo de Paula Jorge.

Ela tem os irmãos também médicos Dr. Rafael Figueiredo Jorge, médico do esporte do São Paulo Futebol Clube e o destacado psiquiatra Dr. Eduardo Figueiredo Jorge. Em entrevista, Beatriz fala também sobre o início de seus estudos em Ituverava.

Progresso: Há quanto tempo a Senhora é médica? Onde formou-se e por que escolheu esta profissão?

Doutora Beatriz Figueiredo Jorge: Formei-me no final de 2017, pela FCMS – Faculdades de Ciências Médicas de Santos. Optei pela medicina ao crescer tendo o melhor exemplo dentro de casa: meu pai. Posteriormente, meus irmãos Rafael e Eduardo também se tornaram uma referência na profissão. E não posso deixar de mencionar minha mãe, Ângela, que sempre incentivou e apoiou todos os meus sonhos.

Progresso: Qual sua especialidade? Onde especializou-se? Por que escolheu esta área?

Dra. Beatriz: Especializei em Clínica Médica (2021-2023) e em Cardiologia (2023-2025) pela Beneficência Portuguesa de Santos. Atualmente iniciei o primeiro ano da terceira residência, também com duração 2 anos, na especialidade de Ecocardiografia pela Santa Casa de Misericórdia de Santos. Durante a residência de clínica, terminei de me apaixonar pela Cardiologia, visto que antes já também cresci com outro exemplo: meu Tio Amin, que sempre me incentivou e amparou na especialidade escolhida.

Progresso: Onde a senhora trabalha atualmente, onde trabalhou? Qual seu cargo e ou função?

Dra. Beatriz: Trabalho atualmente, além da residência em Ecocardiografia, como plantonista em Unidades de Terapia Intensiva Coronarianas e Cardíacas na cidade de Santos. Atuo também como preceptora da enfermaria de Cardiologia da SCMS.

Progresso: Onde a senhora estudou em Ituverava? O que a cidade representa para a senhora?Dra. Beatriz: Minha formação em Ituverava foi realizada inicialmente na escola infantil Meu Mundinho (jamais poderia esquecer de mencionar) e posteriormente no Colégio Nossa Senhora do Carmo – então COC, local que faz parte da minha história e no qual fiz amigos que permanecem até hoje. Ituverava, para mim, é e sempre será meu lar.