O Programa Criança Feliz, realizado em Ituverava através da Secretaria do Bem-Estar e Integração Social, realizou uma importante ação para conscientizar sobre a Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência, realizada de 01 a 08 de fevereiro em todo o Brasil.
A semana teve como objetivo conscientizar as jovens sobre os desafios da gravidez precoce e promover ações educativas que incentivem a reflexão sobre as escolhas e a saúde sexual.
Durante a semana, foram realizadas palestras nas escolas, CIEE, no Rotaract, em parceria com o Curumins, e em projetos sociais, abordando temas como educação sexual, métodos contraceptivos e a importância da saúde emocional, psicológica, social e socioeconômica.
A iniciativa também foi apresentara para o Rotary Club de Ituverava, com objetivo de divulgar o trabalho para que possam ser multiplicadores do serviço ofertado no município.
A médica ginecologista e obstetra, Dr. Indira Torres, reconhecida por seu trabalho dedicado à saúde da mulher, foi uma das responsáveis pela palestra, trazendo informações técnicas e esclarecendo dúvidas sobre o tema.
A equipe do Programa Criança Feliz, através da supervisora Daniela Urias e da visitadora Andiara Fontana, também participou da ação, trabalhando a questão emocional e os aspectos sociais da adolescência, ajudando os jovens a entender melhor o impacto de uma gravidez precoce e como buscar apoio em situações de vulnerabilidade.
A presença dessas profissionais foi fundamental para criar um ambiente acolhedor e informativo, onde os adolescentes puderam se expressar e tirar dúvidas, além de se conscientizar sobre a importância de tomar decisões responsáveis para o seu futuro.
O Programa Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal que tem o objetivo de apoiar e acompanhar o desenvolvimento infantil integral na primeira infância; e facilitar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitam.
Mais informações sobre o Programa Criança Feliz podem ser obtidas no telefone: 16 3839-7753.