“A Santa Casa de Misericórdia está contando com a médica Doutora Ana Júlia Rodrigues Ferreira (CRM 210.560). Formada há cinco anos pela Uniatenas em Paracatu-MG, ela é especialista em Otorrinolaringologia pela OtorrinoSeul, em São Paulo-SP.
Em entrevista concedida esta semana, a jovem profissional conta o que motivou a escolha da profissão e porque escolheu a Otorrinolaringologia. “A possibilidade de conciliação entre práticas clínicas e cirúrgicas, e o contato com pacientes de variadas faixas etárias me fizeram ter mais certeza do que eu queria para o meu dia a dia”, afirma.
Ela também falou como foi recebida e elogiou a infraestrutura e atendimento da Santa Casa de Ituverava, onde atende convênios e particulares e do AME (Ambulatório Médico de Especialidades), onde também atua pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
“Já tive a experiência de entes muito queridos internados aqui na Santa Casa, no qual foram muito bem acolhidos. Quanto ao AME, está sendo um prazer fazer parte desta equipe, um centro de especialidades muito completo”, destaca.
Natural de Ituverava, a Dra. Ana Júlia é filha de Márcio Antônio Gusmão Ferreira e Andreza Borges Rodrigues Ferreira. Tem o irmão Luiz Felipe Rodrigues Ferreira e o noivo Antônio G. Savoreto Júnior.“
Progresso: Há quanto tempo a senhora é médica? Onde formou-se? Por que escolheu esta profissão?
Dra. Ana Júlia Rodrigues Ferreira: Realizei o sonho de me formar em medicina há cinco anos em Paracatu- MG, na Uniatenas. E pode até parecer clichê, mas ser médica era o meu sonho desde a infância. Sou a primeira médica da família, e o fato de saber que minhas condutas através desta profissão poderiam interferir de forma positiva na vida das pessoas, sempre foi um incentivo para não desistir desse desafio.
Progresso: Por que escolheu a otorrinolaringologia? Onde e quando se especializou?
Dra. Ana Júlia: Escolhi a otorrinolaringologia por ser uma especialidade dinâmica e bastante resolutiva. É impressionante como nossos tratamentos podem auxiliar na qualidade de vida das pessoas.
Além disso, a possibilidade de conciliação entre práticas clínicas e cirúrgicas, e o contato com pacientes de variadas faixas etárias me fizeram ter mais certeza do que eu queria para o meu dia a dia.
Morei por três anos em São Paulo, capital, para me especializar pela OtorrinoSeul, um serviço completo, no qual tínhamos um volume cirúrgico enorme e que me permitiu crescer muito na parte profissional e pessoal.
Nesse período tive a oportunidade de frequentar vários dos melhores hospitais de São Paulo e do Brasil, como por exemplo Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital Paulista de Otorrinolaringologia, Hospital Vila Nova Star e entre outros hospitais da Rede D’or. Nesse período, aprendi muito com chefes renomados e atualizados que me fizeram amar e respeitar mais ainda essa especialidade que está em constante atualização.
Finalizei agora em janeiro de 2025, e tenho muito orgulho da minha trajetória.
Progresso: O que motivou a escolher Ituverava para trabalhar profissionalmente? Onde a senhora está atendendo na cidade?
Dra. Ana Júlia: Eu Sou natural de Ituverava, minha família toda é daqui, porém quando eu tinha dois anos de idade meus pais foram para Uberlândia, onde fui criada.
Após a graduação, tive a oportunidade de trabalhar em Unidades Básicas de Saúde e pronto atendimentos de Ituverava e região, e o meu desejo sempre foi me especializar e retornar para construir a minha vida por aqui.
Assim, Deus permitiu, e agora, especialista e noiva do Antônio G. Savoreto Júnior, que também é daqui, retornei, e pretendo crescer e ajudar muitos pacientes através do meu trabalho.
Atualmente estou atendendo no AME Ituverava (SUS), Santa Casa de Misericórdia de Ituverava (Particulares e convênios), Clínica Sunmed Ituverava e Clínica Alta Med em São Joaquim da Barra.
Progresso: Como foi recebida e sua opinião sobre a estrutura da Santa Casa de Misericórdia e do AME?
Dra. Ana Júlia: Eu sempre me senti muito bem recebida por aqui, me sinto em casa! Acho a equipe de funcionários muito acolhedora, o que torna o ambiente de trabalho bem mais leve.
Sou suspeita em falar, mas sou apaixonada pela infraestrutura e pelos recursos da Santa Casa de Ituverava desde quando fiz um estágio aqui no meu internato, na época da faculdade.
Além do mais, já tive a experiência de entes muito queridos internados aqui, no qual foram muito bem acolhidos. Quanto ao AME, está sendo um prazer fazer parte desta equipe, um centro de especialidades muito completo, com uma organização incrível.
Desde a minha formação, tive contato com hospitais e ambulatórios no interior de Minas Gerais, Goiás e inclusive em São Paulo capital, e posso afirmar que Ituverava e região tem muita sorte por ter uma estrutura de saúde pública tão eficiente.
Progresso: Em que momento as pessoas devem procurar o profissional de otorrinolaringologia?
Dra. Ana Júlia: A otorrinolaringologia Abrange doenças dos ouvidos, nariz e garganta. Então, consigo ajudar pacientes que possuem por exemplo: otites (inflamações nos ouvidos), zumbido, tonturas, rinites, roncos em crianças e adultos, apneia obstrutiva do sono, sinusites, desvio de septo, amigdalites, lesões de boca, rouquidão, pigarro, e entre outros. Lembrando que atendo pacientes de todas as idades!
Mais informações: Santa Casa de Misericórdia. Fone (16) 3830-1200.