FE retoma proposta de trazer o curso de Medicina

Presidente fala sobre abertura de novos cursos, criação de Centro Universitário e novidades no Colégio

Em entrevista concedida esta semana, o presidente da Fundação Educacional de Ituverava, Paulo Cesar da Luz Leão, falou sobre os projetos para entidade nos próximos anos.

Entre os planos, adiantou já estão pleiteados juntos ao Ministério da Educação dois cursos de Superiores de Graduação em Psicologia e Biomedicina e do Tecnólogo em Manutenção Industrial.

“A inclusão dos cursos na área da saúde faz parte de um projeto maior desta gestão, que busca retomar a proposta de trazer o curso de Medicina para a instituição”, informa o presidente.

Na oportunidade, Leão falou também sobre a unificação das faculdades FFCL e Fafram, que será um passo para criação do Centro Universitário e novidades no Colégio.

O presidente abordou ainda outros assuntos de relevância para a FE que podem fortalecer ainda mais a posição de destaque do Município de Ituverava como Polo regional de Ensino.

Progresso: Há quanto tempo senhor pertence ao conselho da Fundação Educacional de Ituverava? Quais os cargos já ocupou na instituição?

Paulo Cesar da Luz Leão: Faço parte do Conselho de Curadores da Fundação Educacional de Ituverava há mais de 30 anos, período em que também ocupei os cargos de presidente e secretário do conselho. Essa experiência me permitiu acompanhar de perto o crescimento da instituição de Ensino e contribuir para seu desenvolvimento ao longo dos anos.

Progresso: Por que decidiu aceitar retornar à presidência desta importante entidade?

Paulo Leão: Tenho um grande orgulho em fazer parte da história da Fundação Educacional de Ituverava e contribuir para seu desenvolvimento. Decidi aceitar esse desafio novamente porque acredito no potencial da instituição e quero ajudar a enfrentar os novos cenários com responsabilidade e inovação, sempre buscando fortalecer ainda mais nosso compromisso com a educação.

Progresso: Quais são seus planos e projetos para esta terceira gestão?

Paulo Leão: O primeiro passo será compreender em profundidade a situação da Fundação e de todas as suas mantidas, garantindo estabilidade e continuidade aos projetos iniciados pela gestão anterior.

Nos últimos anos, o setor da educação enfrentou grandes desafios, especialmente no período pós-pandemia. Diante desse cenário, nosso foco inicial será consolidar essa retomada antes de avançarmos com novos investimentos.

Buscaremos firmar novas parcerias com empresas e desenvolver projetos educacionais inovadores, aprimorando ainda mais a qualidade dos programas já oferecidos.

Além disso, planejamos retomar a oferta dos cursos de Pós-graduação, o projeto de criação do Curso de Mestrado e a unificação das faculdades FFCL e Fafram.

No colégio, nosso compromisso é fortalecer a marca Anglo, amplamente reconhecida por sua excelência pedagógica. Também investiremos em melhorias estruturais, que vem sendo já implementadas, como a nova cantina, construção de uma quadra de beach tênis, reforma da biblioteca, além de outros projetos em andamento. Essas ações reafirmam nosso compromisso com a oferta de uma educação de qualidade em todos os níveis de ensino, sempre alinhada às necessidades dos alunos e às exigências do futuro.

Progresso: Quais os cursos que poderão ser solicitados pela Fundação Educacional?

Paulo Leão: A Fundação protocolou junto Ministério da Educação a abertura dos Cursos Superiores de Graduação em Psicologia, Biomedicina e do Tecnólogo em Manutenção Industrial. O processo está em fase inicial, e a gestão está empenhada em garantir que os novos cursos sejam autorizados e oferecidos à comunidade ainda este ano.

A inclusão dos cursos na área da saúde faz parte de um projeto maior desta gestão, que busca retomar a proposta de trazer o curso de Medicina para a instituição. Esse é um passo importante para expandir nossa oferta acadêmica e atender à crescente demanda da região.

Progresso: Como senhor avalia as faculdades mantidas pela FE (FFCL e Fafram)?

Paulo Leão: A educação sofreu grandes impactos nos últimos anos, especialmente com a pandemia e a expansão do ensino a distância (EAD). Apesar desses desafios, mantivemos nosso compromisso com a qualidade do ensino, garantindo que nossos alunos recebessem uma formação de excelência.

Atualmente, a FFCL tem foco nas Escolas de Engenharias (Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil), Escola de Negócios (Administração, Ciências Contábeis e Gestão de Recursos Humanos – Presencial e EAD), Pedagogia (Presencial e EAD), Arquitetura e Urbanismo (híbrido) e Educação Física (híbrido), enquanto a Fafram se destaca com os cursos de Enfermagem, Medicina Veterinária, Direto, Sistema de Informação, Agrocomputação e Agronomia.

Com a proposta de unificação das duas mantidas, daremos um passo ainda mais estratégico para fortalecer nossa estrutura e, em breve, alcançar nosso objetivo de se tornar um Centro Universitário. Esse movimento trará mais oportunidades para alunos e professores, consolidando ainda mais nossa atuação no ensino superior.

Progresso: Quais os planos para o Colégio e expectativa da diretoria diante do novo material didático?

Paulo Leão: A retomada do material didático do Anglo, considerado um dos melhores sistemas pedagógicos do país, reforça ainda mais o compromisso do Colégio com a excelência no ensino. Nosso objetivo é preparar os alunos para os principais vestibulares do Brasil, ao mesmo tempo em que desenvolvemos habilidades essenciais para a vida e o mercado de trabalho.

Além disso, o Anglo vem acompanhado de soluções inovadoras que enriquecem a experiência de aprendizado. Como a plataforma Matific, que utiliza jogos e atividades interativas par  tornar o ensino da matemática mais dinâmico e envolvente.

O IA – Inteligência Anglo de Ensinar traz conteúdos voltados para o ensino de Inteligência Artificial, uma das habilidades mais importantes para o futuro, permitindo que os alunos compreendam como essa tecnologia impacta o mundo ao seu redor.

Para fortalecer ainda mais o aprendizado, os alunos também contarão com o Redação Nota 1.000, a plataforma mais completa de prática e correção de redações do Brasil, ajudando na preparação para vestibulares e no aprimoramento da escrita.

Em conjunto com o material Anglo, o colégio oferece o Mind Makers, ambas soluções de educação, desenvolvidas pela Somos Educação, um dos principais grupos de educação básica do Brasil. O material do Mind Makers é voltado para pensamento computacional (robótica) e Empreendedorismo, ampliando as competências dos alunos em tecnologia e inovação.

Com essas ferramentas, queremos oferecer um ensino completo e inovador, preparando nossos alunos não apenas para o sucesso acadêmico, mas também para os desafios do futuro.