Na tarde de quinta-feira, dia 23 de janeiro, o projeto “Mergulhando em Oportunidades” desenvolvido pelo NAF (Núcleo de Apoio à Família) e mantido pelo IVVI (Instituto Valorização da Vida de Ituverava) recebeu a visita do senhor José Jovino Borges, pai do medalhista ituveravense Gustavo França Borges.
Na oportunidade, Jovino compartilhou com crianças, adolescentes e famílias a inspiradora trajetória de seu filho, um exemplo de dedicação e conquistas no esporte. Além de relatar as dificuldades e superações enfrentadas por Gustavo ao longo de sua carreira, Jovino presenteou a todos com revistas que contam a história do atleta, reforçando a mensagem de que sonhos podem se tornar realidade com esforço e perseverança.
O IVVI através do N.A.F, expressa sua profunda gratidão ao José Jovino Borges por sua visita e generosidade em compartilhar uma história que serve de inspiração para tantas crianças e adolescentes.
“Gestos como esse fortalecem os valores que o instituto busca transmitir à comunidade, incentivando jovens a acreditar em suas potencialidades e traçar caminhos de sucesso”, afirma o presidente da entidade, José Constantino da Silva.
“O IVVI segue comprometido com a transformação social em Ituverava, promovendo iniciativas que valorizam a vida e cultivam esperança para um futuro melhor”, completa o presidente. Também participaram, a equipe do NAF/IVVI e o coordenador de esportes da entidade e professor do projeto de Natação, Márcio Antônio Macedo de Melo.
IVVI/NAF/NAMI
O Instituto Valorização da Vida de Ituverava é uma Organização da Sociedade Civil, atuante desde de 1999, com a Comunidade Terapêutica que realiza o acolhimento de pessoas com dependência química ou outros vícios, em regime residencial transitório e de forma voluntária.
O IVVI se dedica a promover inclusão social, fortalecer vínculos familiares e apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade. Na sua atuação incluem o NAF (Núcleo de Apoio à Família José Plínio Romanini) e o NAMI (Núcleo de Apoio às Mulheres de Ituverava), iniciativas que abrange projetos socioeducativos, esportivos e culturais para crianças, adolescentes e famílias.
O NAF é voltado ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, oferecendo atividades gratuitas como oficinas esportivas, recreativas e socioeducativas. Já o NAMI por sua vez, busca atender mulheres, promovendo atendimento psicológico, apoio social e orientação jurídica.
Entre os projetos de destaque do IVVI está o “Mergulhando em Oportunidades”, desenvolvido pelo NAF em parceria com a Associação Atlética Ituveravense.
Este projeto oferece aulas de natação para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, contribuindo para o desenvolvimento físico, emocional e social dos participantes. Além disso, a iniciativa reforça valores como disciplina, trabalho em equipe e perseverança.
Na área esportiva, a instituição desenvolve ainda projetos de artes marciais com turmas de Judô, Jiu-jitsu e Karatê, além de Tênis de Mesa e Basquetebol masculino e feminina que são desenvolvidos na sede no NAF, no prédio do antigo Anglo que foi cedido pela família Romanini para projetos sociais, educativos, culturais e prevenção.