Em 2023, Ituverava passou a contar com uma importante tecnologia para o controle e acompanhamento do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue.
O Monitoramento Integrado do Aedes aegypti (M.I Aedes) conta com 151 armadilhas para acompanhamento da presença do mosquito instaladas em Ituverava, sendo 141 no perímetro urbano de Ituverava, 05 em São Benedito da Cachoeirinha, 03 em Aparecida do Salto e 02 em Capivari da Mata.
O monitoramento das armadilhas e do sistema é realizado pela equipe da Vigilância em Saúde, que acompanha semanalmente os dados.
No último ano, o empenho da equipe foi reconhecido pela empresa Ecovec, que classificou Ituverava como Cidade Modelo no Monitoramento Integrado do Aedes aegypti.
Além disso, os profissionais da Vigilância em Saúde também receberam certificados pela excelência na execução dos seus trabalhos no monitoramento.
A secretária da Saúde, Raquel Rezende, falou sobre o trabalho realizado. “Com o Monitoramento Integrado, conseguimos acompanhar semanalmente os dados do Aedes aegypti em nosso município, e, assim, realizar estratégias para diminuir os focos do mosquito. Esse é um trabalho inovador e que já apresentou bons resultados, graças ao empenho e dedicação de toda nossa equipe”, explica Raquel.
O prefeito Luiz Araújo parabenizou pela conquista. “Esse reconhecimento mostra o compromisso da equipe da Vigilância em Saúde e da Secretaria da Saúde nessa causa. Parabéns a todos pela conquista e pelo trabalho realizado com tanta dedicação. Que Deus abençoe todos”, declara o prefeito.