Dando continuidade às ações com o intuito de reduzir o número de pessoas em situação de rua no município de Ituverava, essa semana teve início a Campanha “Não Dê Dinheiro A Pessoas em Situação de Rua”.
Foram confeccionados cartazes e panfletos a fim de conscientizar a população de que a doação de dinheiro tem impacto negativo, pois conforme os relatos, o montante arrecadado tem sido utilizado para outros fins e não para compra de alimentos ou medicamentos, como solicitam.
Essa ação conta com participações de entidades do município como ACII, IVVI, FEI, Lojas Maçônicas, OAB, Sincovami e apoio da Prefeitura de Ituverava, Defesa Civil e Polícia Militar.
A finalidade da campanha é diminuir o número de pessoas em situação itinerantes, vindas de outras cidades, que estão permanecendo em Ituverava devido à alta arrecadação que perfazem do fruto das doações em dinheiro.
A Prefeitura tem concedido passagens para que os itinerantes voltem para suas cidades de origem, e encaminhando para tratamentos aqueles que são de famílias de Ituverava. Entre as medidas oferecidas aos ituveravenses está a internação compulsória em clínica de recuperação, por meio de laudo médico e ação judicial, ou por manifestação espontânea.
Entretanto, as pessoas em situação de rua itinerantes de outras cidades insistem em permanecer no município, o que tem prejudicado estabelecimentos comerciais, educacionais e de saúde, gerando insegurança para a população, além de problemas de saúde para eles mesmos.
Em breve, também serão instaladas placas nos semáforos com o mesmo teor da campanha, reforçando a conscientização da população, visto o início do horário especial de fim de anos do comércio e aumento no fluxo de consumidores na área central da cidade.
Outras ações estão sendo planejadas para contribuir com a redução dos números de pessoas em situação de rua em Ituverava, e, assim, garantir mais dignidade para esses cidadãos, e, ao mesmo tempo, promover mais segurança para toda comunidade ituveravense.