ACII e Sincovami solicitam apoio da PM

Recebidos pelo Comandante, entidades reivindicaram maior patrulhamento devido aumento do movimento no comércio no final de ano

Representantes da ACII (Associação Comercial e Industrial de Ituverava) e do Sincovami (Sindicato do Comércio Varejista do Município de Ituverava), presidente Vicente Paulo Vieira Júnior e executivo Vitor Checchia estiveram nesta semana, na sede da Companhia da Polícia Militar de Ituverava com a finalidade de solicitar apoio durante o horário especial do comércio local no mês de dezembro.

Eles foram recebidos pelo comandante do Policiamento em Ituverava, Sargento Renato Moreira da Silva. Também foi reivindicado maior patrulhamento, considerando que é esperado um maior fluxo de pessoas na cidade devido a abertura do comércio e suas festividades. 

Movimento

Com a aproximação do mês de dezembro, a correria dos consumidores fica mais intensa em busca dos presentes e da preparação para as festividades, desta maneira, o comércio já se prepara para esse período de grande movimento, quando as lojas estarão abertas em horário especial para atender a alta demanda do ano.

De acordo com a ACII, a movimentação é intensa até o último dia que antecede o Natal e, posteriormente, na semana do Ano Novo. É neste período que a Polícia Militar reforça os alertas de segurança para evitar furtos e roubos tanto em empresas quanto de consumidores, que estarão nas ruas prestigiando o comércio local. 

Orientações

O Primeiro Sargento da PM, Renato Moreira da Silva, comandante do policiamento da cidade orienta os consumidores que forem às compras em dezembro, evitar carregar grandes quantias em dinheiro e a exposição de objetos ou pertences que possam chamar a atenção como: celular e carteira de mão. 

“A orientação é que os consumidores mantenham atentos com seus objetos pessoais como: celular, óculos de sol, bolsa, carteira e demais pertences de valores. Esse cuidado deve ser tomado fora e dentro do estabelecimento comercial, pois o furto pode acontecer a qualquer momento onde o consumidor possa estar distraído”, recomenda. 

Estes cuidados também valem para os consumidores que possuem veículos, com o movimento maior de pessoas circulando na cidade no mês de dezembro é normal que os consumidores estacionem em ruas paralelas à avenida principal e transitem a pé no comércio. 

“A orientação é que não deixem os veículos em ruas sem movimentação ou escuras, e ao retornarem devem sempre prestar atenção à sua volta, bem como, não demorar para sair com o veículo”, salienta o primeiro sargento PM.

Atenção às crianças

O militar ainda alerta para cuidados com as crianças, quando forem levadas às compras junto com os pais no centro da cidade. “O responsável deve evitar que a criança saia do seu campo de visão, o ideal é sempre estar de mãos dadas e evitar deixá-las com pertences para impedir alguma ação rápida de um meliante”, explica. 

“Estamos reforçando essa dica de segurança, porque muitas vezes as pessoas se distraem e em questão de segundos a criança pode se perder ou até mesmo passar por uma situação de perigo seguida de um trauma por segurar algo de valor que possa ocasionar em roubo”, ressalta o militar.

Reforçar a segurança

Ele também destaca a importância das boas práticas de segurança para os comerciantes, evitando a vulnerabilidade da empresa neste período do ano.

“Inspecionar se os equipamentos de segurança, como câmeras e alarmes estejam funcionando 100% é fundamental para essa época do ano. Sabemos da importância destas ferramentas para o dia a dia da segurança da empresa, além de auxiliar no trabalho da PM em casos de furtos”, enfatiza o militar. 

Os colaboradores devem estar atentos e serem os olhos da empresa neste período de grande movimento no comércio, o ideal é que a equipe esteja na abertura e fechamento da empresa, atenta ao movimento e fluxo da rua. 

“É importante ressaltar que qualquer tipo de suspeita dentro ou fora do local de trabalho, a PM deve ser acionada imediatamente. Contamos com o apoio da população e dos empresários para que possamos ter um bom final de ano”, completa o primeiro sargento Renato.

Atuação da PM

O presidente da ACII, Vicente Paulo Vieira Júnior destaca a importância da PM para a classe empresarial no final de ano e para os consumidores que estarão prestigiando o comércio local. 

“Estamos iniciando o mês de dezembro e a classe empresarial já sente a movimentação dos consumidores para as compras de final de ano, desta forma, a Polícia Militar, como todos os anos, atende ao pedido da ACII do SINCOVAMI para redobrar os cuidados da segurança das empresas e dos consumidores neste período de grande movimentação no comércio”, destaca o presidente. 

“Orientamos os consumidores de Ituverava e região que utilizem o horário especial de Natal do comércio local que começa a partir do dia nove de dezembro, para realizar suas compras em Ituverava com segurança e aproveitar junto com a família as festividades que a cidade irá proporcionar neste mês mágico que é o de dezembro”, informa o presidente.

Campanha

Concomitante às ações de segurança no final de ano, a ACII em parceria com outras entidades e a Prefeitura estarão nos próximos dias iniciando uma campanha visando diminuir o número de moradores de rua de outras cidades que estão permanecendo na cidade devido à alta arrecadação de dinheiro fruto doações que perfazem em Ituverava.

“Estaremos orientando a população que estas doações muitas vezes não são para alimentos e este costume está atraindo pessoas para a cidade que ficam principalmente nas portas de comércios gerando transtornos e insegurança aos empresários, colaboradores e população”, adiantou Vicente Júnior.